+

Feira do Livro e festas juninas: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana

Cidade também tem apresentações e feirinhas

Feira do Livro e festas juninas: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana

Cidade também tem apresentações e feirinhas

Fred Romano

1. Feira do Livro de Joinville

via GIPHY

A programação da Feira do Livro de Joinville iniciou nesta quinta-feira, 1º, no Centreventos Cau Hansen. Esta edição terá mais de 100 horas de atrações culturais, entre palestras, bate-papos, sessões de autógrafos, contações de história, apresentações musicais e teatrais. A entrada e participação em todas as atrações é gratuita. O Centreventos fica na avenida José Vieira, 315 no bairro América, na região centro-norte de Joinville.

Entre os convidados especiais do evento estão os escritores Ana Maria Machado, Itamar Vieira Júnior, Lázaro Ramos e Ailton Krenak. A Feira também conta com uma presença internacional: Maria Inês Almeida, escritora portuguesa de livros infantojuvenis, que participa por meio de uma parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões da Cooperação e da Língua. Ela estará presente nesta sexta-feira e neste sábado, 2 e 3, assim como o escritor, ator e cineasta Lázaro Ramos. A programação completa está disponível no site feiradolivrojoinville.com.br/2023/.

2. Arena Hero Experience

via GIPHY

Nesta sexta-feira, 2, das 19h às 21h, os youtubers Dengoso e Opai na estarão arena Hero Experience, no Garten Shopping. Neste sábado, 3, acontece mais uma rodada do Desafio dos Games, das 10h às 21h30, Campeonato de Just Dance, das 16h às 17h30, e neste domingo, 4, das 14h às 20h, o fechamento será com uma série de demonstrações de games no palco principal da arena. O Garten fica na avenida Rolf Wiest, 333, no bairro Bom Retiro, na região centro-norte de Joinville.

3. Oficina de capoeira

via GIPHY

O projeto Oficinas Integrativas com a mestra Karllinha Reis segue nesta sexta-feira, 2. No CEU Aventureiro, das 19h30 às 21h30, será realizada uma oficina de capoeira. O evento tem inscrições gratuitas pelo WhatsApp (47) 9-9277-9554 ou diretamente no local. O CEU Aventureiro fica na rua Theonesto Westrupp, 627.

4. Mostra e bazar da artista plástica Adri Volpi

via GIPHY

Nesta sexta-feira, 2, até as 21h, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria realizará a mostra e bazar “Mesmos Olhares, Novos Rumos” por Adri Volpi. Adri Volpi é artista plástica licenciada pela Udesc, ilustradora e arte educadora. O evento acontece no Auditório do Hospital, na rua Araranguá, 554 no bairro América em Joinville e é aberto ao público. Parte do valor arrecadado, será revertido para investimentos no parque tecnológico do hospital.

5. Festival de Gastronomia e Vinhos

via GIPHY

O Festival de Gastronomia e vinhos acontece entre esta sexta-feira, 2, e domingo, 4, no Shopping Mueller. A entrada é gratuita. O festival terá shows, recreação gratuita, cozinha show, estações de piquenique e outras atrações. O Mueller fica na rua Visconde de Taunay, 235, no Centro de Joinville.

6. Pedalada

via GIPHY

Neste sábado, 3, o Pedalise Start, pedalada para iniciantes, será até a barragem do rio Cubatão, um roteiro de 30 quilômetros. Após o pedal, será servida feijoada por R$ 35, as reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (47) 9-3618-3478. A concentração e saída acontecem na sede da Pedalise Joinville, às 7h30 e às 8h30, respectivamente. A Pedalise fica na rua Ernesto Ravache, 155, no bairro Santo Antônio, na região centro-norte de Joinville.

7. Feira na Ceasa

via GIPHY

A Central de Abastecimento de Joinville (Ceasa) recebe neste fim de semana, 3 e 4, mais uma edição da Feira de Mudas Frutíferas e Ornamentais, evento que faz parte do programa Direto do Campo, da Prefeitura de Joinville. A feira acontece das 9h às 17h. A Ceasa fica na rua dos Bororós, 2415, no Distrito Industrial.

8. Novas exposições no IIJM

via GIPHY

Continuando com a proposta de apresentar a diversidade das linguagens artísticas o Instituto Internacional Juarez Machado abre duas novas exposições e realiza o lançamento de um livro neste sábado, 3. A abertura das exposições “Face à Impermanência” de Ruchita e “Asseyez-Vous” de Lilly Mota e o lançamento do livro “Tempo de Ipês” de José Eli Francisco acontecem às 10h. A entrada é gratuita. O instituto fica na rua Lages, 994, no bairro América, na região centro-norte de Joinville.

9. Festas juninas 

via GIPHY

As Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino vão promover mais de 80 festas juninas e julinas abertas à comunidade. Os eventos ocorrem, principalmente, aos sábados, dentro do programa Viva Escola, que incentiva a abertura das unidades para a população joinvilense.

As primeiras festas acontecem neste sábado, 3, em três unidades de ensino. A Escola Municipal Francisco Rieper, localizada na Estrada do Pico, na área rural de Joinville, terá uma comemoração tipicamente junina a partir das 14h.

O CEI Pedro Paulo Hings Colin, no bairro Itinga, e o CEI Meu Pequeno Mundo, no Adhemar Garcia, terão festas para promover diferentes tradições e culturas, incluindo a temática junina. Os eventos têm início às 13h e às 14h, respectivamente.

Programação deste sábado:

  • 13h: CEI Pedro Paulo Hings Colin – (Rua São Clemente, 154, Itinga)
  • 14h: CEI Meu Pequeno Mundo – (Rua Alwino Hansen, 176, Adhemar Garcia)
  • 14h: EM Francisco Rieper – (Estrada do Pico, 48 – Área Rural)

10. Hora do Conto

via GIPHY

Neste sábado, 3, às 15h, o Garten Shopping promove a Hora do Conto, atração para estimular a leitura e proporcionar lazer às crianças por meio da contação de histórias. O evento é promovido pela Livrarias Curitiba e acontecerá todas as semanas até novembro. A atração gratuita é conduzida pela educadora e contadora de histórias Caroline Spieker. O Garten fica na avenida Rolf Wiest, 333, no bairro Bom Retiro, na região centro-norte de Joinville.

11. Rafael Aragão apresenta “Vida de Peão”

via GIPHY

Rafael Aragão apresenta seu show solo de stand up comedy “Vida de Peão” neste sábado, 3. O comediante subirá ao palco do Spazio Sapore às 20h. Os ingressos podem ser comprados pelo sympla.com.br. O evento tem classificação de 14 anos. O Spazio fica na rua Itaiópolis, 622, no bairro Saguaçu, na região centro-norte de Joinville.

12. Feira Jardim Criativo

via GIPHY

A Feira Jardim Criativo deste domingo, 4, tem o tema Arraiá no Jardim. A feira acontece no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), das 10h às 18h. O MAJ fica na rua Quinze de Novembro, 1440, no bairro América, na região centro-norte de Joinville.

13. Domingo de canto lírico no Cemitério do Imigrante

via GIPHY

Os tradicionais Domingos Musicais promovidos pela Sociedade Cultural Alemã de Joinville (SCAJ) serão de canto lírico neste domingo, 4. A partir das 10h30, as imediações do Cemitério do Imigrante serão preenchidas pelas vozes dos cantores Douglas Hahn, Masami Ganev, Ester Martins e Luan Cavalleri, acompanhados pelo pianista Matheus Alborghetti. O cemitério fica na rua Quinze de Novembro, 1000, no Centro de Joinville. A programação é uma parceria com a Sociedade Harmonia Lyra, que nesta quarta-feira, 31, completou 165 anos.

O repertório da apresentação será dedicado a compositores eruditos brasileiros, com temas de Osvaldo Lacerda, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Claudio Santoro, Jaime Ovalle, Luis Ellmerich e especialmente Heitor Villa-Lobos.

Além da apresentação sob a tenda, a manhã dominical contará com a abertura de uma exposição que celebra o aniversário da Harmonia Lyra. Sob curadoria de Ricardo Kolb, obras do acervo da entidade assinadas por grandes nomes da arte joinvilense, como Juarez Machado, Edson Machado, Marcos Rück, Mário Timm, Antonio Mir e Costa Pereira, ficarão à mostra na Casa da Memória.

14. A Dama e o Vagabundo

via GIPHY

Na estreia da temporada 2023 do Diversão em Cena, o público poderá acompanhar um clássico que já encantou e emocionou plateias por todo o mundo. Neste domingo, 4, às 16h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, o grupo Karina Mathias Eventos sobe ao palco com o espetáculo A Dama e o Vagabundo. A peça tem entrada gratuita e classificação etária de 2 anos. Os ingressos podem ser reservados pelo enjoyticket.com.br. O teatro fica na avenida José Vieira, 315, no bairro América, na região centro-norte de Joinville.

Envie sugestão

Sabe de algum evento que acontecerá em Joinville? Envie uma mensagem no WhatsApp no número (47) 9-9179-1880 ou no e-mail [email protected].


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo