X
X

Buscar

Feira do Peixe Vivo em Joinville: confira dicas para comprar pescados

Feira acontece nesta quinta e sexta-feira

Durante a realização da Feira do Peixe Vivo, na quinta e na sexta, 6 e 7, técnicos da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Joinville estarão nos locais do evento para orientar consumidores sobre o que observar quando comprar pescados.

A feira será realizada em dois locais: na praça do Mercado Público de Joinville e no Terminal Urbano do bairro Nova Brasília. Na quinta-feira, 6, a Feira do Peixe Vivo será das 9h às 18h. Na Sexta-feira Santa, 7, o horário será das 9h às 14h. A organização da Feira do Peixe Vivo é da Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com a Associação Joinvilense de Aquicultores (Ajaq).

“O principal objetivo dessas medidas, como a nossa participação na Feira do Peixe Vivo, é garantir que a população tenha acesso a produtos alimentícios de forma segura”, diz Alisson Domingos, gerente da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria da Saúde, é responsável por um conjunto de ações para práticas de saúde coletiva, com base no conhecimento técnico-científico e em bases jurídicas. O órgão tem por objetivo fiscalização e também educar para prevenir riscos à saúde. Outro objetivo é garantir a qualidade do processo de produção, distribuição e consumo de itens relacionados à saúde.

“Quando a gente entra em contato com alimento vencido ou estragado podemos ter uma intoxicação alimentar que pode ter consequências que variam desde uma diarreia até óbito, dependendo do grau de sensibilidade de cada corpo, aliada a carga de virulência dos agentes tóxicos”, detalha Alisson.

Confira algumas dicas:

  • As escamas devem estar firmes, brilhantes e resistentes.
  • A pele deve estar úmida, firme e bem aderida. Quando se aperta o peixe, a pele volta rapidamente ao lugar.
  • Os olhos também devem estar brilhantes, ocupando toda a cavidade, sem a presença de pontos brancos no centro do olho.
  • As brânquias devem apresentar coloração entre rosa e vermelho, brilhante, úmida e sem a presença de mucos.
  • O consumidor não deve comprar se o peixe estiver com cheiro de amônia.
  • Todo pescado embalado deve ser rotulado e possuir o selo de Inspeção (SIF, SIE ou SIV).
  • O camarão deve apresentar carapaça e cabeça bem aderentes ao corpo, coloração própria da espécie, sem manchas alaranjadas e escuras ou pigmentação estranha.
  • Mariscos e ostras devem ser expostos à venda vivo, com a concha fechada. O cheiro deve ser agradável. A carne de ostras apresenta cor acinzentada clara, já os mariscos têm carne de cor amarelada.
  • Polvo e lula devem apresentar pele lisa e úmida, olhos vivos e salientes. A carne deve ser consistente e elástica e o cheiro levemente adocicado.
  • O pescado deve estar conservado sob refrigeração (0 A 5°c) ou congelado (-18°c). O gelo utilizado para conservar o pescado deve ser transparente e proveniente de água potável.
  • A peixaria deve possuir alvará sanitário, o local deve ser limpo e organizado.

Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2.
Joinville mantém aulas e orienta professores após ataque em Blumenau
3. Conheça família de Araquari que mantém pesca artesanal como fonte de renda há 32 anos
4. 33ª Festilha: São Francisco do Sul divulga programação completa do evento
5. VÍDEO – Pacientes relatam demora para atendimento e grandes filas nas UPAs de Joinville


Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: