Festa das Flores de Joinville é adiada para 2022

Em 2020, o evento estava marcado para novembro, mas também foi cancelado devido à pandemia

Festa das Flores de Joinville é adiada para 2022

Em 2020, o evento estava marcado para novembro, mas também foi cancelado devido à pandemia

Redação O Município Joinville

A 82ª edição da Festa das Flores, que ocorreria este ano, foi adiada para 2022 por conta da pandemia. A decisão foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Joinville e a Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (Ajao), entidade que organiza a Festa. Em 2020, o evento estava marcado para novembro, mas foi cancelado pelo mesmo motivo.

De acordo com o presidente da Ajao, Jacson Lucio Zandonai, apesar de todo esforço investido pela equipe de organização nos últimos meses no planejamento do evento, foi preciso prorrogar a data por uma série de fatores que inviabilizariam a realização deste tradicional evento joinvilense.

“O cenário atual ainda é preocupante e não podemos comprometer os negócios dos nossos expositores. Assim, preservarmos a sustentabilidade da cadeia produtiva, bem como a saúde e o bem-estar de nossos agremiados, convidados, expositores, visitantes, colaboradores, fornecedores, parceiros envolvidos e, por consequência, as suas respectivas famílias”, pontua Zandonai.

Festa das Flores em Joinville
Divulgação

Ainda assim, uma programação especial com eventos voltados aos amadores e admiradores de flores e plantas está sendo construída pela Ajao e deve ser divulgada em breve.

“Estamos preparando uma série de eventos durante o ano, desde oficinas de cultivo de orquídeas, mutirões voluntários de plantio, amostra e exposições das flores em parcerias com outros eventos. A intenção é continuar a fortalecer a nossa responsabilidade social, cultural e turística com a cidade”, pontua o presidente da Ajao.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville é parceira da associação na realização da Festa das Flores e na construção de um calendário paralelo de eventos neste ano. “Foi a forma que encontramos, neste momento, de garantir a continuidade das ações, reforçando a vocação de Joinville como Cidade das Flores, bem como zelando pela segurança dos participantes”, informa o secretário Guilherme Gassenferth.

Semear e florescer: uma festa octogenária

Até 2020, a realização da Festa das Flores só tinha sido interrompida durante a Segunda Guerra, nos anos de 1942 e 1943. No ano passado, o evento foi cancelado pela pandemia.

A iniciativa nasceu em 1936 com o nome de Exposição de Flores e Arte Domiciliar (EFA) e foi criada por apaixonados pelas orquídeas nativas. De lá para cá, o evento cresceu e se consolidou como um dos mais importantes do gênero no país. Além da tradicional exposição das flores, a festa ainda tem como atrações concursos de jardins e orquídeas, oficinas de cultivo, mercado de plantas, feira multissetorial, gastronomia e apresentações culturais.

Festa das Flores em Joinville
Divulgação

O evento é um dos que mais atrai turistas e público para Joinville. Pela grandiosidade e longevidade, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio de Lei Estadual, além de ser Festa Oficial de Joinville, instituída por Lei Municipal.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo