Festa de São João com fogueira de 35 metros de altura inicia nesta sexta-feira no Norte de SC

Cidade de São João do Itaperiú deve receber mais de 20 mil pessoas

Festa de São João com fogueira de 35 metros de altura inicia nesta sexta-feira no Norte de SC

Cidade de São João do Itaperiú deve receber mais de 20 mil pessoas

Redação O Município Joinville

As ruas de São João do Itaperiú serão tomadas por uma multidão de visitantes a partir desta sexta-feira, 24, por conta da tradicional festa do padroeiro São João Batista. Evento acontece até o domingo, 26, e deve contar com a participação de mais de 20 mil pessoas.

O ponto alto da festa, porém, é o momento em que se acende a fogueira, considerada a maior do estado, com 35 metros de altura. Atividade acontece a partir das 23h de sábado, 25.

Já se passaram 107 anos desde a primeira edição da festa, que já se tornou um dos principais eventos do norte catarinense. Para a moradora e devota, Eulália Delmonego, de 83 anos, o acendimento da fogueira celebra, além da fé católica no Santo, o orgulho e o sentimento de ser itaperiuense.

O prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, afirma que o retorno das festividades juninas após o período de pandemia traz grande expectativa para a vinda de visitantes. Somente na noite de sábado, para o acendimento da fogueira, mais de 15 mil pessoas são aguardadas. Além da estrela da festa e das celebrações religiosas, a programação conta com a agenda de bailes no Centro de Integrações Turísticas.

Na sexta-feira, subirão ao palco as bandas Talagaço, Primeira Dama, Explosão e Campo Afora. Já no sábado, dia 25, a festa continua com Os Serranos, Candieiro e Banda Real. Os ingresso são vendidos na hora, na bilheteria do evento.

Dia de São João Batista

De acordo com a Igreja Católica, Santa Isabel estava grávida e ao avisar Maria, Nossa Senhora, sobre a espera do seu filho, Maria pediu para ser informada sobre o nascimento do menino. Isabel então disse que acenderia uma grande fogueira para que Maria recebesse o sinal. Assim aconteceu na noite do dia 24 de junho, dando origem a tradição da fogueira junina.

Sobre a fogueira

Para construir a fogueira, o município precisa procurar as árvores ideais que poderão atingir a altura desejada, já que a estrutura principal da fogueira são troncos inteiros. Neste ano, são 35 metros à mostra e outros dois metros abaixo da terra para dar sustentação. Ao todo, são sete árvores da espécie eucalipto e 103 metros estéreo de madeira para completar o interior da fogueira. Foram necessários cinco dias completos de trabalho, 10 pessoas e um guindaste para montar a estrutura.

Além da estrela da festa, o município produziu aproximadamente 18 mil bandeirinhas que dão um colorido especial às ruas de São João do Itaperiú e diversas réplicas da fogueira que estão espalhadas pelas esquinas da cidade.

Leia também:
– Dançarinos de seis estados integram Mostra Dança para Todos durante festival em Joinville
– Caravana do teatro de bonecos realiza oficinas e espetáculos em Joinville; veja programação
– Estudo de impacto de vizinhança do futuro bairro inteligente de Joinville é protocolado
– Dinheiro, máquinas e ferramentas são furtados em três estabelecimentos comerciais de Brusque
– Presidente Jair Bolsonaro se posiciona sobre aborto de menina vítima de estupro em Tijucas


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo