+

Festival Brasileiro da Cerveja terá dois estandes com a melhor cerveja do Brasil em 2022

Cerveja Blumenau reservou 2 mil litros da CraftLab Grodziskie exclusivamente para o festival

Festival Brasileiro da Cerveja terá dois estandes com a melhor cerveja do Brasil em 2022

Cerveja Blumenau reservou 2 mil litros da CraftLab Grodziskie exclusivamente para o festival

Redação O Município Joinville

A Blumenau CraftLab Grodziskie foi eleita a melhor cerveja do Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022, realizado no início deste ano. Feita pela Cervejaria Blumenau, a bebida ganhou o paladar dos jurados e deixou o prêmio na cidade, numa disputa com outras 3.635 inscritas, valorizando ainda mais a marca e o município.

Considerada um tipo histórico, por não estar mais presente nos guias de cervejas comuns e comerciais, a Grodziskie é polonesa e era tradicionalmente produzida há cerca de 700 anos. Responsável pelo resgate, o Mestre Cervejeiro da Cerveja Blumenau, Marcos Guerra, destaca a grandiosidade do título conquistado a nível nacional.

“Chegar à final com uma cerveja histórica, que poucas cervejarias no Brasil já fizeram, e ganhar o título, disputando com cervejas mais potentes, como IPAs que já ganharam ouro, e outras diversas medalhadas, é muito gratificante. É um titulo e um feito muito grande, que só coroa o trabalho que a gente vem fazendo há anos aqui em Blumenau”, conta Guerra.

Apesar de diferenciada, o mestre cervejeiro explica que a Grotziskie é uma cerveja muito fácil de se beber. Segundo ele, a forma como ela é produzida garante qualidade e leveza para os degustadores da bebida.

“É uma cerveja feita com 100% de malte de trigo, mas um malte defumado no carvalho, o que diferencia da maioria das outras cervejas de trigo, que normalmente usam outras madeiras. Por isso, ela tem o sabor e aroma defumado, mas bastante diferente. Não tem aquela sensação de peso do bacon, de fumaça. Ela tem um teor alcóolico de cerca de 3,2%, é muito cristalina, então acaba sendo muito fácil de tomar”, explica.

Além de conquistar o prêmio nacional, que contou com jurados renomados de nove nacionalidades, a Blumenau Craftlab também foi considerada a segunda melhor em um evento a nível nacional, realizado em Barcelona, na Espanha.

Disponível no Festival Brasileiro da Cerveja

Uma novidade da edição deste ano do Festival Brasileiro da Cerveja é a presença da cerveja campeã do concurso. Normalmente, devido a proximidade dos dois eventos, a cervejaria vencedora não consegue produzir muitos litros da bebida e acaba oferecendo cerca de 30 a 60 litros, deixando muitos visitantes e cervejeiros curisoso.

Aproveitando um intervalo maior entre os dois eventos e também a estrutura da Cerveja Blumenau, neste ano, quem for até o festival poderá ter a certeza que a vencedora do concurso estará disponível.

“Nós reservamos dois mil litros para o festival, ou seja, acreditamos que vamos conseguir atender todo o público nos quatro dias de evento”, destacou Marcos Guerra.

A Blumenau CraftLab Grodziskie estará a venda em dois estandes: No da Cerveja Blumenau e da encubadora Blumenau Craftlab. Além dela, outras cerca de 80 cervejarias apresentarão rótulos de diversos tipos para os presentes no evento.

Café no festival

Outra novidade comemorada este ano pelos amantes das cervejas é a possibilidade de também poder provar cafés diferenciados. Pela primeira vez na história, o Festival Brasileiro da Cerveja terá cafés maturados em barris de madeiras para degustação.

A novidade fica a cargo de Doug Merlo, mestre cervejeiro premiado nacionalmente e mundialmente. Douglas é responsável oela Blumenau Coffee Roasters, uma
Micro-torrefação da cidade, que terá um estande com uma dezena de cafés para degustação.

“Serão seis cafés de origem, dois blends e quatro maturados em barris de madeira que foram usados para maturar destilados de vários tipos. Rum no carvalho americano, Bourbon no carvalho americano, Cachaça em amburana e Tequila em carvalho francês”, explica Doug.

“Os cafés poderão ser degustado espresso e coado, e tudo será preparado na frente do visitante. Ainda teremos uma surpresa, um blend edição limitada comemorativa dos 3 anos de fundação da micro-torrefação. E esse blend só será divulgado na quarta-feira, primeiro dia do evento, complementa o Doug Merlo.

Além das cervejas e cafés, o Festival Brasileiro da Cerveja terá muita gastronomia e shows musicais.

Confira as reportagens detalhando todas as atrações:

Festival Brasileiro da Cerveja 2022: conheça gastronomia e opções de pratos disponíveis
Confira agenda de shows do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau
Confira programação e preços do Festival Brasileiro da Cerveja 2022

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo