+

Festival de Dança de Joinville começa com Mostra Competitiva nesta terça-feira

Festival da Sapatilha também abre competições em dois palcos

Festival de Dança de Joinville começa com Mostra Competitiva nesta terça-feira

Festival da Sapatilha também abre competições em dois palcos

Fred Romano | Revisão

A Mostra Competitiva do 41º Festival de Dança de Joinville inicia nesta terça-feira, 16, com apresentações de Danças Populares Brasileiras, Danças Populares Internacionais e Balé Neoclássico.

Esta é a primeira de nove noites com apresentações de grupos e bailarinos que buscam os primeiros lugares na competição de dança mais concorrida do país. Serão 26 coreografias durante toda a noite, cinco de danças populares brasileiras, seis de danças populares internacionais e 15 de balé neoclássico.

A primeira Noite Competitiva começa com Danças Populares Brasileiras, com apresentações de conjunto da categoria Júnior. Ela segue com coreografias de Balé Neoclássico, com apresentações de Solo Masculino Sênior, Conjunto Júnior e Solo Feminino Júnior. A noite encerra com as coreografias de conjuntos de Danças Populares Internacionais na categoria Sênior.

As coreografias de Danças Populares Brasileiras serão avaliadas por um júri composto por Carmen Hoffmann, Gustavo Cortês e Deca Madureira, enquanto as de Danças Populares Internacionais são avaliadas por Denys Nevidomyy, Liane de Luna e Marco Aurelio Souza. Já as coreografias de Balé Neoclássico serão avaliadas por uma banca formada por Tíndaro Silvano, Beatriz de Almeida e João Wlamir. Os resultados são divulgados cerca de uma hora após o fim das apresentações e ficam disponíveis no site oficial do Festival de Dança de Joinville.

A Mostra Competitiva é dividida em Júnior (bailarinos de 13 a 16 anos) e Sênior (bailarinos acima de 16 anos). Além de competir pelas primeiras colocações (há prêmios de 1º, 2º e 3º lugar), os participantes também têm a chance de serem indicados às Premiações Especiais: Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Apresentação, Melhor Coreógrafo, Prêmio Daniel Camargo e Prêmio Especial, ou de alcançarem pontuação para receber o prêmio de Melhor Grupo. A premiação ocorrerá na penúltima noite do Festival de Dança de Joinville, na Noite dos Campeões Júnior.

Cia. Jovem Bolshoi Brasil apresenta “Carmen”

A companhia da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, apresenta o espetáculo “Carmen” em duas sessões nesta terça-feira, 16, no Teatro Juarez Machado. O espetáculo é uma coreografia de William de Almeida, professor e ex-aluno da Escola Bolshoi Brasil, e é baseado no conto de mesmo nome, do escritor francês Prosper Mérimée (1803-1870).

Ele conta um trágico romance ambientado em Sevilha, na Espanha, entre Dom José e a cigana Carmen. Carmen é uma mulher forte e ousada para sua época e, por isso, o balé reflete essa força ao oferecer uma visão complexa e profunda dos contrastes internos da própria vida. Ele segue a jornada de conflitos, amor, desejo e ciúme que se desenrolam na vida da personagem, e tem uma narrativa repleta de emoção e intensidade.

O elenco conta com 21 bailarinos — 13 deles são profissionais formados pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, seis são alunos do 8º ano da Escola Bolshoi e dois deles são jovens contemplados pelo Bolsa Talentos do Instituto Festival de Dança de Joinville: Fabricio Cestari e Leticia Cola.

Os dois se destacaram na Mostra Competitiva da edição do ano passado do evento e, por isso, foram selecionados por profissionais do Festival de Dança de Joinville e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para ingressarem na companhia. Para isso, o Instituto Festival de Dança de Joinville custeia as despesas dos dois bailarinos por 12 meses para que tenham a primeira oportunidade de profissionalização.

Festival da Sapatilha inicia com competições em dois palcos

Nesta terça-feira, 16, também iniciam as apresentações do Festival da Sapatilha. Criado no ano passado, ele é um evento competitivo paralelo, com categorias e regras próprias. Elas ocorrem nos palcos da Feira da Sapatilha e da Praça Nereu Ramos durante o dia, com início às 13h no Palco da Sapatilha (palco interno da Feira da Sapatilha) e às 14h30 no Palco da Praça Nereu Ramos, no Centro de Joinville.

Em 2024, ele ganha um novo formato, com as categorias infantil e livre, que poderão apresentar solos, duos e conjuntos. Conjuntos competem contra conjuntos, e coreografias de solos e duos competem entre si.

A banca do júri é composta por seis profissionais que avaliam os oito gêneros apresentados. As premiações ocorrem diariamente, ao fim das apresentações. No último dia, há a premiação do Melhor Grupo, que será definido a partir da pontuação conquistada ao longo dos oito dias de competições. As apresentações são gratuitas.

Palcos Abertos

A programação dos Palcos Abertos, que oferecem apresentações gratuitas, será ampliada para mais seis locais nesta terça-feira, 16. Além do Palco da Feira da Sapatilha, haverá apresentações na Praça Nereu Ramos (10h30 às 19h); nos shopping centers Mueller e Garten (das 11h às 20h); e Cidade das Flores (12h às 20h); no Jardim da Dança (localizado no Saltare Centro de Dança, do meio-dia às 13h); e no Palco Externo da Feira da Sapatilha (das 11h às 19h).

Silent Dance

Uma novidade na edição deste ano é a “Dança Silenciosa”. Inspiradas no fenômeno chamado de balada silenciosa que surgiu em 2005 na Holanda, a proposta convoca os participantes a dançarem livremente conforme o canal de música selecionado. O desafio para quem assiste é, através da expressão corporal, tentar identificar quais pessoas estão conectadas no mesmo canal. Ela ocorre a partir das 19h30, no Palco Externo da Feira (ao lado da Praça de Alimentação).

Encontro das Ruas – Grafitagem

Tradicional no Festival de Dança de Joinville, o Encontro das Ruas reúne os elementos da cultura hip hop. Neste ano, terá atrações em quatro datas, com ações de grafite, batalhas de MC, de Slam e de dança com as competições de All Style. Nesta terça-feira ocorre o encontro de Grafitagem, que reúne artistas do grafite para uma intervenção artística no Saltare Centro de Dança (rua Orestes Guimarães, 406). Em caso de chuva, a atração será transferida para quarta-feira no mesmo horário.

Leia também:
1. Filho de deputado federal de Santa Catarina é preso por estupro de vulnerável
2. JEC negocia contratação por empréstimo do zagueiro Mina, do Goiás
3. Jovem morre atropelado em rodovia de Itajaí; motorista foi preso após fugir do local
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. JEC conhece adversários da Copa Santa Catarina 2024; saiba quais são e data de início


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo