Joinville Matsuri/Divulgação
Festival Joinville Matsuri 2025 arrecada mais de 7 mil toneladas de alimentos
Mantimentos serão destinados a entidades assistenciais
Cerca de 35 mil pessoas prestigiaram o Joinville Matsuri 2025, festival da cultura e gastronomia japonesa que ocorreu no último fim de semana, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Segundo os organizadores, o evento arrecadou mais de 7 mil toneladas de alimentos que serão destinados a entidades beneficentes.
De acordo com Takao Sato, CEO da Tasa Eventos, empresa organizadora do evento, o Joinville Matsuri 2025 inovou em sua programação com artistas inéditos e reconhecidos internacionalmente. A área de experiências teve intensa participação do público, assim como a gastronomia encantou com novas opções de pratos da autêntica gastronomia japonesa.
Outro ponto de destaque, do Joinville Matsuri 2025 foi fazer parte da programação oficial dos 130 Anos de Amizade Brasil Japão, com a chancela do Consulado Geral do Japão em Curitiba. As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
“A gente via as pessoas com sorriso estampado no rosto, assistindo às apresentações, vivenciando a cultura japonesa nas oficinas. Fizemos uma entrega muito positiva na segunda edição do Joinville Matsuri e celebramos os 130 anos de Amizade entre Brasil e Japão de forma especial”, comemora Takao Sato.
Evento prestigiado
Desde a abertura dos portões, na sexta-feira, 16, o Joinville Matsuri 2025 recebeu o público com atrações para toda a família. No sábado, o pavilhão do Expocentro Edmundo Doubrawa já recebeu grande quantidade de visitantes desde o início da programação.
Um dos momentos especiais foi a solenidade de abertura oficial que foi prestigiada por autoridades como a cônsul do Japão no Paraná, Keiko Kikuchi, além de lideranças políticas estaduais e municipais, representantes do setor de turismo e eventos de Joinville, e membros da comunidade japonesa.
Ao final da solenidade, os convidados celebraram a abertura oficial do Joinville Matsuri 2025 com a simbólica quebra do barril de saquê, o “Kagami Biraki”.
Cosplays foram show de criatividade e performance
Depois de movimentarem os corredores do pavilhão com suas caracterizações exuberantes, os cosplays levaram o público ao delírio durante os concursos que ocorreram nas tardes de sábado e domingo, com a participação de aproximadamente 100 candidatos.
Representando a bruxa Winifred Sanderson, do filme Abracadabra, Sara Degracia Moreno, de 34 anos, foi a campeã do concurso realizado no domingo. Apaixonada pelo filme desde criança, Sara interpretou a personagem pela primeira vez e conquistou os jurados.
“Estou bem emocionada e fiquei bem surpresa. Acho que tudo contribuiu, é um cosplay de muitos detalhes pequenos, como a roupa pintada a mão, a peruca com um penteado diferentão, tudo eu tentei agregar”, conta Sara que é pedagoga e responsável por confeccionar suas próprias fantasias.
Solidariedade
Como forma de retribuir a receptividade da cidade ao evento, o Joinville Matsuri 2025 praticou o ingresso solidário e arrecadou 7.319 quilos de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Banco de Alimentos Sesc Mesa Brasil de Joinville, operacionalizado pelo Sesc Mesa Brasil, em colaboração com a Prefeitura de Joinville. Atualmente, o Sesc Mesa Brasil atende e acompanha cerca de 140 entidades, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.
Além de alimentos, também houve arrecadação de ração animal que será destinada à Frada – Frente de Ação pelos Direitos dos Animais, de Joinville.
O Joinville Matsuri
O Joinville Matsuri é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Fede-ração das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Even-tos e apoio da Prefeitura de Joinville e do Joinville, Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e CDL Joinville.
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: