Filhote de baleia ameaçada de extinção é encontrado morto em praia de SC
Animal tinha seis metros de comprimento
Animal tinha seis metros de comprimento
Um filhote de baleia-franca, espécie ameaçada de extinção, foi encontrado morto na praia de Campo Bom, em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina. O caso foi atendido pela equipe do Projeto Franca Austral (ProFranca) nesta terça-feira, 27, com auxílio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O filhote, um macho, tinha seis metros de comprimento. Segundo o Instituto Australis, o animal já estava em avançado estado de decomposição e por isso não foi possível fazer necrópsia para identificar a causa da morte.
A remoção do animal e destinação final da carcaça ficou a cargo da Prefeitura de Jaguaruna.
De acordo com o instituto, este é o segundo encalhe de um filhote de baleia franca na área de proteção ambiental da baleia franca durante a temporada. O primeiro foi em 30 de agosto, na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba.
As baleias-franca migram anualmente entre áreas de alimentação e reprodução. Segundo o instituto, entre julho e novembro a espécie vem ao Litoral Sul para acasalar e procriar. O pico de ocorrência é em setembro, porém a presença da espécie ocorre em outras regiões além de Santa Catarina. Raramente, pode chegar até o Sul da Bahia.
A espécie ainda é considerada ameaçada de extinção no Brasil. O crescimento populacional se deve às iniciativas de conscientização e proteção, com várias entidades e poder público envolvidos.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Mais de 50 apostas na Mega Sena são premiadas em Joinville; confira valores
– Processo seletivo em Joinville tem vagas para engenheiro e arquiteto; veja salário
– Mulher trinca dente após morder “pedra” pensando que era amendoim no Vale do Itajaí; empresa foi notificada
– “Volta pra mim”: homem faz pedido para namorada em mensagem no outdoor de posto em Itajaí
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização