Filhote de baleia-franca que encalhou em praia de Imbituba morre após não encontrar a mãe
Animal havia sido avistado pela primeira vez dois dias antes
Um filhote de baleia-franca não encontrou a mãe e foi encontrado morto neste domingo, 30, na Praia de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul do estado.
O animal havia sido avistado pela primeira vez dois dias antes, em área próxima onde apareceu morto. Sem encontrar a mãe, não resistiu.
De acordo com o Instituto Australis, os filhotes de baleia-franca permanecem até um ano com a mãe e precisam desse cuidado parental para sobreviver. Nos primeiros meses de vida, a sobrevivência do filhote depende exclusivamente do leite materno.
O filhote havia sido avistado na sexta-feira, 28, pela equipe do Projeto Farol das Baleias, na mesma região, nadando, porém sem a companhia da mãe. O monitoramento não identificou interação entre o filhote e baleias adultas, o que deixou as equipes de pesquisadores preocupadas em relação ao seu destino.
O encalhe ocorreu no trecho 01 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade do LabZoo/Idesc Laguna, que irá realizar necropsia e coleta de amostras para identificar a causa do encalhe.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, foi acionado e foi até o local. Além do Instituto Australis, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Prefeitura de Imbituba atuam de forma conjunta para o atendimento desta ocorrência.
Leia os destaques da semana:
1. Inauguração da Leroy Merlin em Joinville tem data marcada
2. Político de Joinville articula retomada de torneio de canto de pássaros em SC
3. Com investimento de R$ 500 milhões, terminal de gás natural em São Francisco do Sul é inaugurado
4. “Acorda pra vida”: Marcia Sensitiva realiza palestra em Joinville
5. Curva na Serra Dona Francisca será ampliada para construção de área de escape
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: