“Fiscalização já”: cartazes são colados onde motorista morreu em acidente, em Joinville
Moradores relatam que acidentes são recorrentes no local
Moradores relatam que acidentes são recorrentes no local
“Fiscalização eletrônica já”. Esse é um dos vários cartazes espalhados no muro provisório construído após o acidente que resultou na morte de um motorista, de 38 anos, e deixou o carona, de 33 anos, gravemente ferido na última sexta-feira, 29.
A reportagem do jornal O Município Joinville foi até o local para conferir os cartazes. “Mais um ciclista/pedestre poderia ter morrido aqui”, “Quando as autoridades se calam, a impunidade ganha voz e mata” e “imprudência no trânsito mata inocentes” são as frases estampadas.
“Eles sempre passam em uma velocidade alta, principalmente final de semana que não tem muita gente na rua. Sempre tem batida leve aqui”, relata o taxista Amauri Martins, de 67 anos.
Ele trabalha no local há seis anos e viu diversos acidentes no local, no entanto, nenhum tão grave quanto o que resultou na morte de Kledir Bitencourt, de 38 anos. “Deveria ter uma lombada mais visível com uma faixa amarela, por exemplo. Fiscalização eletrônica também seria bom porque ninguém quer levar multa”, comenta.
Uma moradora de 69 anos, que preferiu não se identificar, vive em um apartamento na rua Orestes Guimarães, próximo à Unimed, há 25 anos. “Sempre ouço de noite, da minha cozinha, os carros passando em alta velocidade na rua. Com o semáforo já melhorou a situação, mas continua perigoso”, relata.
Uma moradora do Paranaguamirim, de 61 anos, relata que sempre vem até o hospital fazer exames, mas diz ter dificuldade em conseguir atravessar a rua. “É muito difícil alguém parar, eu pego ônibus e preciso atravessar a rua quando chego, os carros passam muito rápido aqui, mesmo sendo uma área de hospital”, diz a idosa, que também preferiu não se identificar.
Ainda não se sabe quem colou os cartazes no local e fez o protesto. A fiscalização é uma demanda que a comunidade pede há alguns anos, segundo moradores que transitavam na via.
À reportagem, o Departamento de Trânsito de Joinville informou que no local há “sinalização adequada indicando o limite de velocidade”, que é de 40 quilômetros por hora (km/h), além da travessia elevada. “Além disso, os agentes de trânsito da Prefeitura de Joinville realizam fiscalizações contínuas em todas as regiões da cidade”, complementa.
“O Detrans orienta ainda que os motoristas tenham atenção ao dirigir e respeitem a sinalização assim como as leis de trânsito a fim de garantir a própria segurança e das demais pessoas que compartilham o espaço”, finaliza a nota.
O acidente aconteceu na sexta-feira, 29, por volta das 3h30, na rua Orestes Guimarães, próximo à Unimed. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville trabalhou por cerca de 50 minutos para a retirada das vítimas das ferragens.
Uma câmera de segurança flagrou o veículo que bateu contra um muro e poste transitando na rua Orestes Guimarães, segundos antes do acidente acontecer. Na filmagem, é possível perceber que o condutor passa pela lombada sem reduzir a velocidade. Em seguida, ele perde o controle do carro e bate contra um poste e um muro.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: