X
X

Buscar

“Foi uma conquista”: depois de quase 40 anos em Joinville, paranaense alcança sonho de trabalhar na Tupy

Luciana Delfino está há cinco meses na multinacional

Nesta segunda-feira, 1º, é comemorado o Dia do Trabalhador e a reportagem do jornal O Município Joinville conversou com Luciana Alves Delfino, de 46 anos, paranaense que mora no município há 38 anos e encontrou na empresa joinvilense Tupy uma forma de realizar seus sonhos.

Luciana é operadora de fundição e está há cinco meses na empresa. Segundo ela, o trabalho veio em um momento importante. “Eu estava empregada, mas surgiu a oportunidade. Era um sonho para mim, então fiz o processo para trabalhar na Tupy”, conta.

Tupy/Divulgação

O sonho demorou para se realizar. Luciana diz que sempre teve muita vontade de trabalhar na multinacional, principalmente por conta das oportunidades que poderiam surgir no ambiente. Porém, na época, seus filhos eram pequenos e ela foi adiando. “Como agora eles estão grandes, consegui realizar essa conquista. Eu tentei fazer a ficha em outros momentos, mas não tinha conseguido a oportunidade”, explica.

Trajetória

Luciana nasceu em Manoel Ribas, no Paraná. Aos 8 anos se mudou para Joinville e teve seu primeiro contato com o setor empresarial e industrial do município. “Achava uma área muito produtiva e de grandes oportunidades para a carreira”, acrescenta.

Antes de começar a trabalhar na Tupy, Luciana trabalhava como doméstica e também foi líder de um grupo em uma empresa de segurança. Em dezembro de 2022, Luciana viu a vaga em aberto e resolveu se candidatar.

“Preenchi a ficha e fiz a entrevista, depois fiz a etapa dos exames e quando fiquei sabendo que havia sido aprovada fiquei muito feliz. Foi uma conquista de algo que eu tanto desejava”, completa.

O início do trabalho

Começar em um emprego novo foi cheio de desafios, principalmente ao ter que se adaptar à rotina de uma multinacional como a Tupy. “O meu primeiro dia de trabalho foi memorável, em alguns momentos me senti perdida em um lugar tão grande, mas a equipe foi muito acolhedora”, recorda.

Tupy/Divulgação

Há cinco meses na empresa, Luciana relata que sente estar no começo das grandes realizações que ainda irão acontecer. Seu objetivo é conhecer mais sobre o trabalho e tudo que a empresa oferece. “A Tupy é uma empresa grande, por isso, pretendo buscar conhecimento e quero crescer aqui”, deseja.

Chances para crescer

A moradora de Joinville acrescenta que busca novas oportunidades dentro do local, sempre pensando em como conciliar o que aprende na prática com seus estudos. Dentro do local, Luciana percebeu que poderia ter voz e que tinha potencial para crescer.

“Houve uma ação no Dia das Mulheres, onde tivemos uma roda de conversa. Ali tive a oportunidade de saber que nós mulheres podemos contar umas com as outras e que podemos ser suporte. Isso me marcou muito”, conta Luciana. E, por mais que ela esteja há alguns meses no local, boas histórias e momentos já foram construídos.

Mesmo o dia a dia não sendo fácil, a empresa a auxiliou a crescer de forma pessoal. “Estar aqui é a realização de um grande sonho. Trabalhar em uma empresa multinacional é muito importante para mim. Apesar do pouco tempo, já me aconteceram coisas incríveis”, completa.

Emprego em Joinville

Joinville foi o município que mais gerou empregos formais no estado de Santa Catarina em 2022. Segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade também foi a 11ª que mais gerou empregos no primeiro bimestre de 2023. Foram 12.182 admissões em janeiro e 12.682 admissões em fevereiro, com um saldo de 1.573 e 1.973 nos respectivos meses.

Segundo dados do Caged, a área de serviços foi a que mais empregou no mês, com 6.434 admissões e 5.428 demissões, com um saldo positivo de 1.006 postos de trabalho. Na indústria, o número de admissões foi de 2.856, contra 2.305 demissões.


Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: