Foragido, joinvilense Zé Trovão faz novo vídeo provocando ministro Alexandre de Moraes
Caminhoneiro diz que ministro do STF pode mandar prendê-lo
O caminhoneiro Zé Trovão, de Joinville, segue fazendo vídeos e provocando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a prisão do joinvilense. O motivo são as frequentes ameaças ao próprio ministro e à Suprema Corte.
Em sua mais recente aparição, na véspera do Dia da Independência, ele afirma que Moraes pode buscá-lo e até prendê-lo, mas que o Brasil venceu e o ministro perdeu.
“Você não é mais nada! Esses ministros acabaram com a nossa Justiça! Ninguém é pra sair daí enquanto não houver o impeachment dos ministros”, afirma ele, citando a manifestação que será realizada em Brasília.
Zé Trovão publicou ainda dois vídeos neste fim de semana, 4 e 5. Em um deles, gravado no sábado, desafia o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a prendê-lo nesta terça-feira, 7, na avenida Paulista, em São Paulo (SP). No outro, datado deste domingo, fala para os agentes da Polícia Federal (PF), não cumprirem “ordens ilegais” e não o prenderem.
Os vídeos estão sendo divulgados nas redes sociais por terceiros. Há postagens no Instagram, YouTube e Facebook.
Mandado de prisão
O mandando de prisão contra o caminhoneiro foi expedido nesta sexta-feira, 3. A decisão foi solicitada pela Procuradoria Geral da República (PGR), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, por ataques contra o Poder Judiciário e apoio às manifestações antidemocráticas.
No mesmo dia, o joinvilense afirmou que vai se entregar nesta terça-feira, 7, no Dia da Independência do Brasil. Em vídeo, Zé Trovão ressalta que está dialogando com seus advogados e que não pretende ir à polícia neste momento. “Cumprir mandado ‘inconstitucionais’? Agora? Não”, expõe.
Manifestações em 7 de setembro
Conforme a coluna Raul Sartori, Zé Trovão afirmou que participaria das manifestações no dia 7, sem citar o lugar onde estaria. Uma decisão do STF o proíbe expressamente de participar de manifestações em Brasília.
Ainda de acordo com Raul, em outro momento, o caminhoneiro joinvilense ignorou outra ordem do ministro do STF, de bloquear a chave Pix que vinha recebendo dinheiro para organizar manifestação a favor de Bolsonaro, no Dia da Independência. Ele divulgou um vídeo anunciando a nova chave.