“Fornalha”: usuários reclamam da falta de ar-condicionado em ônibus para pessoas com deficiência em Joinville
Situação do transporte eficiente foi discutida na Câmara de Vereadores
Situação do transporte eficiente foi discutida na Câmara de Vereadores
A falta de ar-condicionado nos ônibus do Transporte Eficiente de Joinville, exclusivo para pessoas com deficiência, resultou em uma discussão sobre o assunto na Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 18.
Mãe de um filho com deficiência, Sirley esteve presente na reunião e reclamou da falta de ar-condicionado nos ônibus. “Ninguém é obrigado a ser transportado em uma fornalha”, disse a usuária do transporte coletivo.
A discussão foi sugerida pelo vereador Adilson Girardi (MDB) e presidida por Lucas Souza (Republicanos). Segundo Girardi, o pedido foi motivado por reclamações como a de Sirley.
Nelson Farias, do Conselho de Pessoas com Deficiência (Comde), também cobrou o aumento da frota e a possibilidade de agendamento de viagens.
O vereador Wilian Tonezi (PL) disse que é preciso avançar com o edital de licitação para um novo transporte público. “Não vejo uma solução de curto prazo porque o que as empresas vão fazer se o contrato delas pode vencer em três, quatro ou cinco meses.”
Segundo a Prefeitura de Joinville, a minuta do edital da licitação está sendo avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de Joinville informou os vereadores que 14 veículos integram o Transporte Eficiente, dos quais 6 têm ar-condicionado, sendo que mais um está para ganhar o aparelho. O investimento em cada veículo foi de R$ 30 mil.
A secretaria reconhece que o ideal seria ter 100% da frota com ar-condicionado, mas diz que é o que permite o atual contrato e que melhorias devem acontecer com a nova licitação.
O vereador Lucas Souza questionou se é possível aumentar já a frota com ar-condicionado. De acordo com a Seinfra, existem limitações técnicas e operacionais que impossibilitam a instalação do equipamento nos ônibus mais antigos a curto e médio prazos.
*Com informações da Câmara de Vereadores de Joinville
Leia também:
1. Caso Barra: JEC entra como terceiro interessado em pedido de impugnação de partida do Catarinense
2. Sindicato dos servidores públicos de Joinville tem nova presidente para próximos três anos
3. Solução para operação do terminal de cargas do Aeroporto de Joinville é discutida no Senado
4. Entenda projeto que cria política municipal para população de rua em Joinville
5. CCJ adia votação de projeto que aumenta a tarifa do lixo em Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: