Fotógrafo joinvilense expõe no Carrousel du Louvre em Paris

Três obras foram tiradas em Joinville

Fotógrafo joinvilense expõe no Carrousel du Louvre em Paris

Três obras foram tiradas em Joinville

Isabel Lima

Andrey Marcello Allage é o fotógrafo joinvilense que vai expor no Carrousel du Louvre, em Paris, na Mostra Internacional de Arte Contemporânea. Oito fotos do artista foram selecionadas, três delas tiradas em Joinville.

A escolha das fotografias foi feita pensando em valorizar as características do Brasil, segundo o fotógrafo. “Entendemos que a brasilidade tem muito a ver com a nossa flora, o que temos de belo em termos de flora que o europeu possa se sentir interessado”, diz Andrey.

Isabel Lima/ O Município Joinville

Ele e a esposa, Dinorá Nass Allage, mantêm uma empresa de obras de arte fotográfica em Joinville, a Ama Fotos. No início deste ano, incentivados por amigos e parceiros, decidiram buscar galerias fora do Brasil para expor o lado mais artístico da Ama.

Exposição no Louvre

“Em 2024 começamos o ano e decidimos que teríamos que ir para fora do país”, explica Dinorá. Ela tentou uma galeria em Londres, mas as agendas já estavam cheias.

Até que ela decidiu acionar uma galerista do Rio de Janeiro que se apaixonou pelo trabalho. “Ela ficou extasiada e depois nos chamou e disse que fomos selecionados para participar da Mostra Internacional de Arte Contemporânea”, relembra.

A exposição no Carrousel du Louvre acontece só em outubro, mas a expectativa já é alta.

Evento com autoridades

Secretário de Cultura, Guilherme Gassenferth (à esq.); vice-prefeita, Rejane Gambin; Andrey; Dinorá; Primeira-dama, Bianca e prefeito Adriano Silva | Foto: Isabel Lima/ O Município Joinville

Na tarde desta sexta-feira, 21, a Ama Fotos fez um evento para contar a novidade para a imprensa e autoridades. Além das felicitações, o momento rendeu a venda de uma das obras expostas na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura de Joinville.

“Como não podemos mostrar o que vai para lá, resolvemos trazer algumas coisas só para compor e as pessoas entenderem o que estamos fazendo”, diz Andrey.

Foram quatro quadros expostos, um deles uma fotografia de uma queda de água no Quiriri. A obra foi vendida para o prefeitoAdriano Silva (Novo), amigo de Andrey. Ele esteve no evento com a vice-prefeita Rejane Gambin, a esposa Bianca e o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth.

Isabel Lima/O Município Joinville

“Para mim é um momento especial porque amo esse casal. É um momento muito significativo porque é mais um artista joinvilense indo para o mundo”, diz o prefeito. Quando Andrey contou que o quadro se tratava do Quiriri, o prefeito expressou surpresa e afirmou que o quadro se tornou ainda mais especial por conta do acidente com ácido sulfônico que atingiu a região de Joinville.

“Foi um dos momentos mais difíceis que estive à frente na prefeitura. Então, essa arte tem um significado histórico e vai ser levada pelo resto da minha vida”, conta.

Leia também:
1. Multinacional chinesa vai abrir unidade em Joinville e gerar 800 empregos
2. Pai de vereador de Joinville é suspeito de receber recursos desviados de Pescaria Brava
3. Encontro medieval, festas juninas e teatro: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana
4. Balsa na Vigorelli começa a aceitar pagamento no cartão em Joinville
5. “É prioridade absoluta”: na Acij, Geraldo Alckmin fala sobre obras na BR-101 e BR-280


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo