Fotógrafo joinvilense realiza ensaios de nudez masculina em famoso edifício de SP; conheça trabalho
Edifício Copan, na capital paulista, é um dos cenários de Eberson Theodoro
Já faz cerca de 15 anos que o fotógrafo joinvilense Eberson Theodoro, de 36 anos, começou a fazer os primeiros registros fotográficos. Jornalista formado pelo Bom Jesus/Ielusc e pós-graduado em Fotografia pela Universidade de Araraquara (Uniara), o joinvilense trabalha com ensaios de nudez frontal masculina.
Entre os cenários que utiliza estão os apartamentos do icônico edifício Copan, em São Paulo, prédio arquitetado por Oscar Niemeyer. Recentemente, Eberson concedeu entrevista à revista Veja, no modelo “ping-pong”, apresentando o trabalho que realiza atualmente.
No segundo semestre da faculdade, se apaixonou pela fotografia e, desde então, não parou mais. De início, começou fotografando de tudo, e conciliava o trabalho de fotógrafo com outras profissões. Ele atua exclusivamente como fotógrafo há 11 anos e viaja pelo Brasil a trabalho.
“No segundo semestre, já estava trabalhando no estúdio em Joinville e nunca mais deixei de fotografar. Desde 2011, quando comecei a trabalhar em jornal, passei a trabalhar só com fotografia mesmo”, conta.
Há dois anos, criou o site Foto de Homem e passou a ter um compromisso comercial, já que o acesso a uma parte restrita do site funciona por assinatura, em que os assinantes podem ter acesso ao conteúdo na íntegra. Toda quinta-feira, são divulgadas novas fotos, como já acontece desde maio de 2020.
Viagens pelo Brasil
Eberson ainda mora em Joinville. Ele avalia que o público na cidade tem uma característica mais reservada, o que influencia em uma procura maior pelo trabalho do fotógrafo em outras cidades do Brasil, como é o caso de São Paulo.
“Faço bastante ensaios em Balneário Camboriú, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, que são os lugares que mais vou fotografar. Faço cerca de dez ensaios em três ou quatro dias, e vou publicando no site de semana a semana. Ou seja, tenho material para meses”, diz.
Quando viaja a trabalho, Eberson reserva previamente um quarto de hotel ou uma casa em sites de hospedagem. As fotos ficam restritas ao apartamento e ele se hospeda, geralmente, no mesmo hotel dos ensaios, por questões de logística.
Porém, quando revela do que se trata o trabalho, esbarra, muitas vezes, em negativas dos hotéis ou proprietários das casas de hospedagem quando sabem que se trata de ensaios de nudez.
“Quando consigo fechar hotel e passagem, anuncio e a agenda vai sendo preenchida. São Paulo é um lugar que, para mim, dá muito certo, pois as pessoas até conhecem um pouco mais o meu trabalho e consigo fechar agenda com mais facilidade”, afirma.
Ele comenta que no dia 23 de junho vai a São Paulo novamente. A agenda já foi aberta para 12 horários e apenas três estão disponíveis até o momento. O público, segundo Eberson, geralmente não é formado por modelos, mas homens que, muitas vezes, têm a primeira experiência de posar nu.
Confira o trabalho de Eberson: @fotodehomem1
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube