Frente fria traz mudança no tempo em SC; veja como fica em Joinville
Clima deve mudar a partir deste domingo em todas as regiões do estado
Uma frente fria traz uma mudança no tempo em Santa Catarina a partir deste domingo, 11. Segundo a Epagri/Ciram, uma onde de frio deve atingir o estado. Em Joinville, as temperaturas também devem cair e há previsão de chuva.
Conforme a meteorologista Marilene de Lima, a mudança no clima é influenciada por uma massa de ar frio e úmido. A previsão indica que deve ter início na noite deste domingo e permanecer até a manhã da próxima quinta-feira, 15.
Joinville
Neste domingo, 11, apesar de o dia ter amanhecido com sol, a previsão indica que Joinville deve ter nebulosidade variável, com chuva a partir da tarde, podendo ocorrer temporal. Estão previstos 40 mm de chuva.
A mínima prevista é de 17°C, com máxima de 26°C. O vento tem velocidade média de 15 km/h e as rajadas de vento podem chegar a 45 km/h.
Temperaturas em SC
No estado, a temperatura deve ficar baixa. A queda mais acentuada deve ocorrer na madrugada e manhã da próxima terça-feira, 13. As mínimas previstas são de 7°C e 9°C no Litoral e 4°C e 0°C nas áreas altas do Planalto Sul.
O ar permanece frio e úmido, com nebulosidade e chuva que mantém a temperatura baixa no decorrer do dia e as máximas não passam de 10°C e 15°C na maior parte do estado.
Chuva
Conforme a Epagri, além do frio, todas as regiões do estado devem ter chuva entre este domingo e terça-feira, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral e no Vale do Itajaí.
A previsão indica temporais localizados com chuva, moderada a forte em alguns momentos, raios e rajadas de vento.
No decorrer do período, chuva persistente com acumulado de 50 a 90 mm, em média. Deve chover mais no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Vento forte
A frente fria também vai influenciar o vento. Segundo Marilene, entre este domingo e a próxima quinta-feira o Litoral de SC deve ter vento sul forte e persistente, de 50 km/h a 70 km/h. O mar deve ficar agitado, com altura de picos de onde de 3 a 3,5 metros, podendo superar este valor em áreas afastadas da costa.
Entre esta segunda-feira, 12, e quarta-feira, 14, o avanço de um sistema de alta pressão pelo Uruguai e Rio Grande do Sul, com frente fria no litoral de São Paulo, mantém forte gradiente de pressão no Litoral Sul do Brasil.
A partir desta quinta-feira, um sistema de baixa pressão deve se intensificar no litoral catarinense, mantendo as condições adversas de vento e mar.
Conforme a Epagri/Ciram, a condição é desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: