“Frentes de Trabalho”: vereador propõe programa para dependentes químicos e alcoólicos em Joinville
Programa é destinado para pessoas em situação de rua
Programa é destinado para pessoas em situação de rua
A Câmara de Vereadores de Joinville recebeu nesta segunda-feira, 22, o Projeto de Lei Ordinária 287/2025, de autoria do Vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), que cria o programa Frentes de Trabalho para dependentes químicos e/ou alcoólicos em situação de rua.
Segundo o parlamentar, o objetivo é oferecer acolhimento, capacitação profissional e atividades ocupacionais para pessoas em situação de vulnerabilidade, com a finalidade de promover a reintegração social, fortalecer vínculos comunitários e oportunizar a inserção no mercado de trabalho.
O programa prevê, ainda, o pagamento de uma bolsa mensal correspondente a 50% do salário mínimo, além de uniformes, cursos de qualificação e equipamentos de proteção individual, sem vínculo empregatício formal.
Conforme o autor da proposta, a iniciativa é um passo importante para enfrentar um dos maiores desafios sociais de Joinville, que precisa oferecer dignidade e oportunidades reais para aqueles que vivem à margem da sociedade.
“Este projeto está dando muito certo em Chapecó e tenho certeza de que se for colocado em prática aqui em Joinville, vai romper o ciclo da exclusão, ajudando dependentes químicos e alcoólicos em situação de rua a resgatar sua autoestima e retomar o convívio social por meio do trabalho e da qualificação profissional”, explica Batista.
Leia também:
1. Abastecimento está normalizado em todas as regiões atendidas pela ETA Cubatão, em Joinville
2. Entenda como Joinville se prepara para a transição da Reforma Tributária
3. Mãe suspeita de forçar filhos a ter relação sexuais com homens dentro de casa é presa em Araquari
4. Prefeitura vai implementar sentido único em rua no Espinheiros, em Joinville
5. VÍDEO – Motociclista fica gravemente ferida após ser atingida por carro que transitava na contramão, em Joinville
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: