Funcionários relatam receio após sete casos positivos de Covid-19 em posto de saúde de Joinville
Secretário de Saúde do município garante que todas as medidas necessárias já foram tomadas
Secretário de Saúde do município garante que todas as medidas necessárias já foram tomadas
Servidores da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Itaum, na rua Guanabara, estão preocupados com os casos de coronavírus na unidade. Nas últimas duas semanas foram confirmados sete casos. Apesar disso, os atendimentos seguem normalmente.
Um dos funcionários questionou a reportagem o fato da unidade continuar atendendo e que apenas a sala de vacina foi fechada para limpeza, que durou cerca de duas horas.
Leia também: O Município Joinville dobra audiência em apenas três meses; veja os números
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, todos os procedimentos necessários foram feitos. Os sete servidores, todos assintomáticos, foram afastados do serviço por uma semana. Esse tempo pode aumentar caso algum deles manifeste sintomas.
Ele diz ainda que, como a maioria trabalhava no sala de vacina, somente esse setor precisou passar por higienização mecânica, que usa produtos mais fortes.
Segundo o secretário, o posto de saúde só é fechado quando a maior parte dos servidores testam positivo ou de acordo com a quantidade de setores infectados. Isso porque a limpeza precisaria ser feita em mais locais, o que levaria mais tempo, interditando a unidade. A avaliação de cada caso é feita pela Vigilância Epidemiológica.
No caso da UBSF Itaum, o coronavírus foi confirmado em sete dos 47 funcionários. Desde o início da pandemia, apenas um posto de saúde precisou ser totalmente fechado para desinfecção: a unidade do Parque Joinville, logo no início do contágio na cidade.
Na última semana, três mil testes PCR foram feitos com os funcionários públicos, onde o DNA é colhido pelo nariz, e apenas três deram positivo. Dados do último boletim da Prefeitura de Joinville, aponta que a cidade já registrou 747 casos de Covid-19.