Gaeco cumpre mandados em Joinville de ação que investiga compra de testes rápidos para Covid-19 no DF
Quatro cidades catarinense receberam agentes da força-tarefa. No Distrito Federal foram cumpridos 74 mandados
Joinville foi uma das quatro cidades catarinenses com mandados cumpridos na manhã desta quinta-feira, 2, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em apoio a investigação da Justiça Criminal de Brasília. A Operação Falso Negativo, deflagrada pelo Ministério Público e a Polícia Civil do Distrito Federal, superfaturamento da compra de testes rápidos para a Covid-19.
Foram cumpridos 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, além de alvos em outros sete estados (SP, ES, RJ, BA, GO, SC, PR). De acordo com a investigação, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal teria adquirido testes de baixa qualidade, que poderiam resultar em falsos negativos para Covid-19. Preços também seriam superfaturados.
Em Santa Catarina, a investigação cumpriu nove mandados em empresas e residências de Joinville, Balneário Camboriú, Navegantes e Ilhota.
O somatório dos valores das compras com dispensa de licitação soma R$ 73 milhões e segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde de Brasília, “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.
A nota afirma ainda que os preços dos testes representam os valores praticados no mercado, e que as compras foram feitas avaliando as marcas apresentadas, os certificados de qualidade e os menores preços apresentados pelas empresas nas propostas.
CORREÇÃO (18h40): A matéria inicialmente trazia o seguinte título, “Gaeco investiga compra de testes rápidos para Covid-19 em SC e cumpre mandados”, o que poderia dar a entender que a investigação ocorre no estado. Mas não, foram cumpridos nove mandados em SC da investigação que ocorre no Distrito Federal e de compras feitas pela Secretaria de Saúde de Brasília.