GALERIA – Confira imagens do projeto de obra do Parque Porto Cachoeira em Joinville
Projeto está em processo de licitação
Projeto está em processo de licitação
Está em processo de licitação pela prefeitura a primeira fase de obras do Parque Porto Cachoeira, que contemplará uma área com 12,7 mil metros quadrados, em região próxima ao Moinho de Joinville. O projeto desta etapa foi desenvolvido pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) e prevê a requalificação do pavimento, com reestruturação da via.
Segundo a prefeitura, um dos diferenciais da obra é que onde for possível será reaproveitado o mesmo paralelepípedo, uma maneira de manter presente o contexto arquitetônico e histórico dessa região que já foi conhecida como Porto de Joinville.
Outros investimentos previstos no projeto são voltados para a construção de um sistema de drenagem, instalação de bancos, canteiros de flores, arborização, calçadas acessíveis, ciclovia e iluminação pública que vai privilegiar a circulação de pedestres.
As obras serão realizadas na região próxima ao Moinho, abrangendo as ruas Urussanga, Cairu, Santos e Cais Conde d’Eu.
O valor máximo para a realização da obra é de R$ 4.979.449,63. A licitação recebe propostas até o dia 1º de outubro, às 9h, quando ocorre a sessão pública. A obra do Parque Porto Cachoeira, na região do Moinho, faz parte do “Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville”, fruto do contrato firmado entre a Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A obra vai integrar as regiões do Moinho e Mercado Público, oferecendo para a população um espaço para convivência e apreciação do Rio Cachoeira. Em alguns pontos, a rua poderá ser fechada para a realização de eventos como feiras e exposições, assim como ocorre na Travessa Dr. Norberto Bachmann. Por esse motivo, o projeto contempla instalação para quiosques e food trucks.
O projeto do Porto Cachoeira prevê a requalificação das margens do Rio Cachoeira, transformando em um corredor que vai conectar equipamentos de turismo e lazer. Além disso, com esse trabalho, a Prefeitura de Joinville acredita que um dos principais pontos com a obra é o resgate da importância do rio.
Devido à extensão do Rio Cachoeira, a obra é dividida em etapas. Outro trecho que está em processo de elaboração dos projetos executivos é o trecho entre a rua Dona Francisca e Itaiópolis, que contempla a região em frente ao fórum, Câmara de Vereadores e Centreventos Cau Hansen.
O projeto que está sendo desenvolvido pela Sepur prevê que esse trecho receba requalificação viária, mobiliário urbano, paisagismo, iluminação pública similar à que foi implantada no Passeio Público do bairro Paranaguamirim, além de construção de mini-quadras para a prática esportiva e calçadas acessíveis e ciclovia para incentivar caminhadas e uso de bicicleta.
Além dos projetos executivos das etapas do Parque Porto Cachoeira, a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, realiza estudos para integrar esses parques com flutuantes instalados no rio que futuramente poderão ser usados para atracação de embarcações.
Um desses pontos seria na área próxima ao Moinho, onde é considerado o último ponto navegável do Rio Cachoeira. Esse trabalho, porém, encontra-se em fase de estudo e elaboração de projetos iniciais.
Leia também:
1. Entidades promovem painel com candidatos a prefeito de Joinville; saiba quando
2. De volta a SC, zagueiro Nuno quer ajudar na reconstrução do JEC: “Clube gigante”
3. Médicos suspeitos de fraudar ponto eletrônico no Hospital Regional, em Joinville, fazem acordo para devolverem R$ 34 mil
4. Morre Jucemar, ex-lateral do JEC, aos 44 anos
5. Jovem de 17 anos é localizado após fugir do Hospital Regional, em Joinville
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: