Yasmim Eble/O Município Joinville
GALERIA – Conheça os vencedores do Concurso de Jardins 2021 de Joinville
Prefeitura entregou o certificado para os 25 ganhadores da edição
Os jardins mais floridos de Joinville foram premiados pela Prefeitura de Joinville na manhã desta quinta-feira, 25, em uma solenidade. Ao todo foram 25 ganhadores distribuídos em nove categorias, incluindo a categoria especial de Exuberância em Flores.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades, incluindo o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e a vice-prefeita, Rejane Gambin. Em seu discurso, Adriano agradeceu os secretários e a equipe que tornou possível a realização do Novembro das Flores, além de cada morador de Joinville.
“Resgatar uma cultura do município só acontece com a ajuda de todos. Nós podemos ser um incentivador dessa cultura, mas nada seria real se não estivéssemos vivendo este momento. Se não existissem essas empresas, pessoas, suas casas, jardins e praças adotadas que participam do concurso hoje”, relata o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, também esteve presente na solenidade e afirmou que o cultivo das flores entre famílias e suas gerações é um patrimônio cultural da cidade. “Isso é o verdadeiro significado de um patrimônio imaterial. Que é o conhecimento passando de geração para geração. Esse patrimônio que tem sido cultivado e ensinado há tantos anos está sendo refletido nos jardins das casas de cada joinvillense”, relata.
O Concurso de Jardins 2021 reuniu 51 inscritos e está presente na programação do Novembro das Flores, um mês com ações que incentivam e valorizam o cuidado dos joinvilenses com suas áreas de jardins.
Preparação dos jardins
Uma cultura para os moradores e algo que é passado de geração para geração. O amor pelo cultivo das flores transborda pelos jardins dos 25 vencedores do concurso. Para Mirian Bandoch, vencedora da categoria Residência Rural, a preparação do jardim é constante.
“O nosso jardim não foi preparado para o evento e sim cuidado o ano todo. Nós amamos cultivar e esse amor fica transparente no nosso jardim”, relata. Para ela, foi emocionante receber o primeiro lugar e é uma recompensa para todo o trabalho.
Essa também é a realidade da moradora Andreia Duffeck, que venceu a categoria Residencial Urbano. “Sempre cultivamos e cuidamos do jardim do nosso prédio. Escolhemos as flores e comunicamos o nosso jardineiro com os detalhes que queremos”, conta. O prêmio foi uma surpresa e motivo de felicidade para os moradores do residencial.
Já na Parceria Verde, o empresário Geraldo Bandoch Junior ganhou o primeiro lugar na categoria “Adoção de Parques e Praças”. Com nove praças adotadas, o joinvillense começou com o projeto de adoção há cinco anos e vem ganhando força. “A gente sempre teve bastante dificuldade, praticamente lutávamos sozinhos, mas agora com esses projetos podemos resgatar essa cultura do cultivo das flores e conseguimos evoluir ainda mais nosso projeto”, conta.
O prêmio especial “Exuberância em Flores”, que foi escolhido para o jardim mais florido dentre todos os vencedores, ficou com a Escola Municipal Profº Alfonso Fiedler e sua representante Ana Paula Simião Pinto. “A gente não esperava e é uma alegria porque nós temos um projeto onde todas as crianças ajudam no plantio das flores e todo esse processo”, disse Ana.
Com 19 anos, a escola é multisseriada e fica na zona rural da cidade. “A natureza faz parte do ambiente dos alunos. Foi esse o motivo para que a gente começasse a procurar as plantas diferentes para que as crianças conheçam as flores e essa cultura”, completa.
Confira todos os ganhadores:
Empresarial
1º lugar: Sagrado Coração
2º lugar: Marcelo Vitor de Souza
3° lugar: RH Brasil
Edifício Residencial
1º lugar: Bela Vista
2º lugar: Saguaçú
UBSF
1º lugar: UBSF Dom Gregório
2º lugar: UBSF Itinga
3º lugar: UBSF Comasa
Escolar
1º lugar: CEI Adolfo Artmann
2º lugar: CEI Miraci Deretti
3º lugar: EM Profo Afonso Fiedler
Residencial Rural
1º lugar: Geraldo Bandoch
2º lugar: Anelore Baartz
3º lugar: Claudete Lenschow
Residencial Urbano
1º lugar: Janete de Oliveira P. C. Drabezynscki
2º lugar: Bruna S. M. de Oliveira Raitz
3º lugar: Marinise da Silva Januário
Canteiros e Rotatórias
1º lugar: Hotel 10
2º lugar: Cantina Borgonovo
3º lugar: Ambient
Jardim de Praças
1º lugar: DAXO
2º lugar: MG Comércio
3º lugar: Ambiental
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube