Galeria de arte da Casa da Cultura reabre para visitação presencial
Reabertura conta com exposição do artista que deu nome à galeria
Reabertura conta com exposição do artista que deu nome à galeria
A Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew da Casa da Cultura reabriu para visitação presencial nesta semana, que estará aberta entre terça a domingo, das 10h às 16h. A reabertura seguirá todos os regramentos sanitários, como restrição da capacidade de lotação, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.
É a primeira vez que a galeria reabre para visitas presenciais em 2021. O público poderá ver a exposição “Um século de inspiração: O legado cultural de Victor Kursancew para Joinville, apresentado na arte postal”.
A exposição é a última etapa de um projeto em homenagem a Victor Kursancew, que completaria 100 anos em 2019. A primeira etapa foi a abertura de um edital para o envio de cartões postais. Os participantes foram instigados a estabelecer diálogos com a produção de Kursancew e criar obras tendo a arte postal como meio.
Após o recebimento desses trabalhos, foi realizada uma curadoria e, por fim, foram promovidos encontros on-line, chamados de mediações virtuais, entre artistas e educadores da galeria, para apresentar as obras à comunidade.
Agora, na última etapa do projeto, a exposição mostra ao público esses trabalhos. São cerca de 120 obras, que transitam entre diferentes técnicas, desde desenho e pintura até fotografia e gravura. Na galeria, eles foram divididos em três núcleos: resgate e memória, identidade e subversão e, ainda, arquitetura e paisagem cultural.
Ao entrar no espaço, o visitante receberá um guia com o circuito expositivo expandido, que contempla informações gerais da exposição, e três QR Codes. O primeiro deles terá um catálogo virtual da exposição, com mais detalhes de cada obra, e um audioguia. O segundo e o terceiro contêm a playlist Victor Kursancew, com material produzido pela galeria e trechos das conversas realizadas durante a mediação virtual sobre arte postal.
“Exposições como esta são muito importantes, porque mantêm viva a memória dessas pessoas, que foram pilares no fomento e na promoção do fazer artístico na cidade. Ao revisitarmos as obras deles, percebemos o quanto ainda são atuais e como continuam contribuindo na formação dos estudantes de artes”, enfatiza a gerente da Casa da Cultura, Semitha Cevallos.
Victor Kursancew, que dá nome à Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura, era polonês e veio para o Brasil em 1949. Viveu no Rio de Janeiro e em Rio Negrinho antes de chegar a Joinville, em 1952. Aqui, foi um dos fundadores da Escola de Artes da Casa da Cultural, onde atuou como professor de desenho e pintura. A Galeria Municipal de Artes foi fundada em 1982, dois anos após a morte do artista.
A exposição “Um século de inspiração: O legado cultural de Victor Kursancew para Joinville, apresentado na arte postal” ficará em cartaz na Galeria Municipal de Arte da Casa da Cultura até o dia 11 de julho.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: