GALERIA – Saiba como está andamento das obras no aeroporto de Joinville
Áreas operacionais serão ampliadas e capacidade de aviões será dobrada
As obras no aeroporto de Joinville estão 75% concluídas. A previsão é que o conjunto da obra seja entregue até novembro, mas algumas áreas serão liberadas para uso antes desse período. O trabalho segue em ritmo acelerado, com 500 funcionários operando 24 horas por dia.
A reportagem de O Município Joinville esteve no canteiro de obras nesta terça-feira, 6, em uma visita organizada pelo aeroporto.
O que vai mudar no aeroporto
O aeroporto de Joinville está passando por obras de ampliação do terminal de passageiros, construção de um novo pátio de aeronaves e melhorias na pista. O investimento é de aproximadamente R$ 85 milhões.
Com as mudanças, algumas áreas dobram de tamanho. O setor de check-in passa de 115 metros quadrados (m²) para 300m², um aumento de 162%. Já a sala de embarque, que ficará numa área nova construída, terá 760 m². Atualmente, o setor fica em uma área de 320m². Já a sala de desembarque terá 355m², um aumento de 70%.
Além disso, o canal de inspeção vai para o primeiro pavimento, passando de 40m² para 210m². Uma nova área vip está sendo construída também no primeiro piso.
Quando as áreas forem liberadas para uso, o passageiro vai passar pela inspeção e depois descer de escada rolante ou elevador para a nova área de embarque, que fica no térreo.
Com todas as alterações no térreo, o saguão passa de 590m² para 1.340m², um aumento de 125% no tamanho.
“Tudo o que tem hoje de sala de embarque e desembarque dentro do terminal existente, acaba virando saguão ou áreas operacionais”, esclarece Fernando Fortes, gerente de engenharia da CCR Aeroportos.
As áreas comerciais terão um aumento de 20%, totalizando 690m². Os banheiros existentes estão sendo reformados e outros estão sendo construídos na nova área de embarque.
Os escritórios das companhias aéreas têm uma área nova, que fica atrás do check-in. “Essa foi a primeira etapa para a gente poder chegar um pouco para trás e ganhar mais área de saguão dentro do terminal”, explica Fernando.
Ele também ressalta que o projeto foi pensado considerando o fluxo de passageiros dos próximos 10 anos.
Leia também:
– Aeroporto de Joinville tem alta de passageiros no primeiro semestre de 2024
“Vai ter uma capacidade de recebimento de cliente muito maior, vamos ter um aeroporto moderno, com capacidade para oferecer novos serviços e trazer muita comodidade. Vamos agregar à nossa infraestrutura um novo pátio, com o dobro da capacidade. Serão quatro posições para receber aeronaves, o que certamente vai atrair novas rotas para o nosso aeroporto”, ressalta a gerente do aeroporto de Joinville, Elisangela Bastos.
Outra alteração feita para ganhar espaço foi a mudança de três terminais de carga para outra área construída pela CCR nas proximidades do administrativo do aeroporto. O único que foi para uma área fora do aeroporto foi o Ponta Negra, que fica próximo, mas em um empreendimento próprio.
Novo pátio dobra capacidade
Com o novo pátio, o aeroporto de Joinville terá a capacidade comercial dobrada. Atualmente, a estrutura comporta dois aviões. Depois da obra, poderá receber até quatro aviões. O pátio atual ficará disponível para a aviação geral.
Fernando explica que um grande desafio para a construção foi a geologia do local. Foram necessárias mais de 2,7 mil estacas-brita para estruturar o solo.
Obras de melhorias na pista para adequar às exigências legais também estão sendo feitas, como terraplanagem para nivelar a estrutura nos padrões determinados.
Confira fotos da obra:
Leia também:
1. VÍDEO – Engavetamento na BR-101 causa dez quilômetros de congestionamento em Joinville
2. VÍDEO – Motociclista flagra grupo de sete capivaras na ponte Albertinho Bornschein, em Joinville
3. Detran de Joinville muda de sede no fim de agosto; saiba para onde
4. Livro que reúne testemunhos inéditos de caso criminal que chocou Santa Catarina é lançado
5. Após ser bicampeão na Indonésia, pivô Dieguinho retorna ao JEC Futsal
Assista agora mesmo!
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: