X
X

Buscar

GALERIA – Saiba como está andamento de obra da Ponte Joinville

Ponte ligará os bairros Boa Vista e Adhemar Garcia

A obra da Ponte Joinville alcançou recentemente as águas do Rio Cachoeira, após a estrutura avançar 320 metros. No bairro Boa Vista, o cantitravel está sobre a margem do rio e durante esta semana cravará as estacas que servirão de base para a grua.

“Os dois lados da obra (Boa Vista e Adhemar Garcia) contarão com uma grua, que tem função de dar apoio à estrutura em construção, durante a instalação das travessas, dos pilares, das pré-lajes e do balanço sucessivo, que é o principal momento da obra depois de finalizar a fundação”, explica Paulo Mendes Castro, diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

Após cravar as estacas para a base da grua, o cantitravel da margem do Boa Vista retorna retirando as estacas provisórias e cravando no pilar do eixo 9 as estacas definitivas, iniciando a construção do bloco. Esse processo se repete, eixo por eixo, em direção à cabeceira no Boa Vista.

“No lado do Adhemar Garcia, também estamos avançando. As estacas da linha de pilar 14 já estão prontas e agora seguimos em direção ao Rio Cachoeira, para começar os balanços sucessivos, que são o vão central da ponte”, informa Paulo Mendes Castro.

Nas próximas semanas, serão instalados os apoios náuticos, que são as estruturas para as balsas que levarão os materiais para as gruas.

Confira imagens da obra:

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A técnica do cantitravel, além de facilitar a implantação das estacas que formam o eixo da ponte, também permitiu chegar ao Rio Cachoeira preservando a vegetação existente, já que a estrutura avança sobre a mata.

“O impacto no ecossistema local foi mínimo, graças ao cantitravel”, aponta o diretor da Seinfra.

Cada margem da obra conta com um cantitravel. O conjunto do cantitravel chega a pesar 350 toneladas. A plataforma mede 12 por 15 metros.

Em cima da plataforma, é colocado um guindaste de 160 toneladas, além de um grupo gerador, compressores, martelos de cravação das camisas metálicas, um escritório com container e banheiros químicos, iluminação e máquina de solda.

Sobre a Ponte Joinville

A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura e vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da Avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e sendo conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

Serão duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres. A expectativa é que, diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra.

Com a construção da Ponte Joinville, cerca de 448 mil moradores dessas regiões serão diretamente beneficiados com a melhoria da mobilidade. Além disso, o percurso para deslocamento entre as regiões Leste e Sul vai diminuir, impactando positivamente para as pessoas que utilizam quatro terminais urbanos de transporte coletivo.

Leia também:
1. Em meio à polêmica em cafeteria de Joinville, padre Fábio de Melo desabafa: “a um passo de desistir”
2. Vereador pede vistas e adia tramitação sobre reforma administrativa na Prefeitura de Joinville
3. Com obras em fase inicial, novo shopping de Joinville promete gerar 590 empregos
4. Posto de combustível em Joinville venderá 3 mil litros de gasolina no Dia Livre de Impostos
5. Novo procedimento com uso de alta voltagem trata problema cardíaco em hospital de Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: