GALERIA – Veja como foi o desfile de Carnaval de Joinville 2025
Escolas de samba encantaram o público com enredos sobre cultura, identidade e preservação ambiental

- Por Lara Donnola
- 23/02/2025
- 2:05
- +A-A
Escolas de samba encantaram o público com enredos sobre cultura, identidade e preservação ambiental
No desfile do Carnaval de Joinville 2025 neste sábado, 22, as escolas de samba deram um show de criatividade, energia e emoção na avenida, celebrando a identidade e a história da cidade em desfiles que encantaram o público.
“Nós praticamente abrimos o Carnaval de Santa Catarina, porque antecipamos a abertura”, informa o prefeito Adriano Silva. “Neste ano as expectativas foram superadas novamente, com mais de 18 mil pessoas acompanhando o desfile neste momento. As escolas também estão surpreendendo, algumas têm até 350 participantes, são mais de mil joinvilenses desfilando. Os figurinos estão lindos e as alas muito bem organizadas”, elogia.
O presidente da Liga das Escolas de Samba de Joinville, Gabriel de Paula, informou que, em 2026, o Carnaval de Joinville voltará a ser competitivo. “Primeiramente para melhorarmos esteticamente e profissionalizar cada vez mais o Carnaval da cidade, para que o público tenha sempre um espetáculo mais bonito”, comenta.
A Príncipes do Samba abriu o desfile com o enredo “Nos refúgios da boemia – De bar em bar à fantasia”. A escola levou o público a uma viagem pela história dos bares, antigamente conhecidos como tabernas, homenageando até os tradicionais bares de Joinville.
Na sequência, a Unidos do Caldeirão entrou na avenida, com o tema “Babitonga e seus encantos”. A escola exaltou a biodiversidade e a vasta riqueza cultural e histórica da Baía da Babitonga, conscientizando também sobre a preservação ambiental.
Depois, foi a vez da Fusão do Samba passar na avenida. Com o tema “Com amor e alegria, triunfou a periferia”, a escola exaltou a cultura periférica, mostrando como o funk, o trabalho e a educação são ferramentas de superação e ascensão social.
Por fim, a Unidos pela Diversidade emocionou o público com o enredo “Colo de Mãe, Jacila a Mãe de Joinville”, que contou a história de Mãe Jacila, uma referência na preservação da cultura negra e no acolhimento de pessoas carentes em Joinville. Com um desfile marcado pela ancestralidade, pelo respeito e pela diversidade, a escola encerrou o desfile de carnaval.
Neste domingo, 23, a programação continua com o encontro de blocos de rua, que começa às 13h e vai até as 21h. No mesmo dia, ocorre o Carnaval da Família, a partir das 14h com o Pet Folia e o Carnaval Infantil, que conta com uma área de recreação e brinquedos infláveis. Essas atividades serão concentradas no complexo do Centreventos Cau Hansen. O Concurso de Fantasias do Pet Folia será às 15h30, mesmo horário do Bailinho Infantil.
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: