GALERIA – Visitantes movimentam a tradicional rua do Papai Noel em Joinville
Moradores começaram a tradição de decorar seus lares há 25 anos
Moradores começaram a tradição de decorar seus lares há 25 anos
Após cinco anos sem edição, visitantes movimentaram a tradicional rua do Papai Noel, em Joinville, durante a reabertura nesta sexta-feira, 26. O clima natalino e a nostalgia tomaram conta do espaço.
Foi no Natal de 1996 que os pais de Jacques Allage, 51 anos, começaram a decorar o lar com luzes e objetos que rementem à data festiva de fim de ano. A família Allage deu o ponta pé inicial para que nos anos seguintes os vizinhos seguissem seus passos. Dali em diante, a atividade virou tradição e até fez com que a rua Braço do Norte passasse a ser chamada de “rua do Papai Noel”.
Continuando o legado dos pais, Jacques encheu a casa do espírito natalino e, agora, compartilha com quem passa pelo local.
Luci Hansson, 56, também preparou a casa para receber os olhares curiosos e admirados dos visitantes. Mas, para além da vontade de participar com seus vizinhos, a atividade é uma tradição familiar e foi realizada, neste ano, em memória aos sogros, já falecidos, e que costumavam decorar a casa.
“Começamos do zero este ano, mas resolvemos fazer, abraçar a causa pelo gosto da coisa e lembrar a família”, diz.
A moradora se diz empolgada com a chegada dos visitantes e já havia percebido, pelas redes sociais, que não era a única, já que todos os anos via a população pedindo o retorno das decorações. “Esta rua só é o que é pela união de todos”, diz Jacques.
Junto deles, está Adriana Carla Pain, 48, que mora no endereço há três anos. Anos antes, ela costumava visitar a rua do Papai Noel e guarda boas lembranças do local. Por isso, decidiu participar da retomada deste tradicional ponto turístico na cidade.
Ela lembra que, após cinco anos parados, as decorações devem voltar mais tímidas, já que muitos começaram do zero, como Luci. Porém, acredita na força de vontade dos vizinhos em continuar por muitos anos mais a tradição iniciada em 1996. “E pretendemos fazer todos os anos, cada vez melhor”, destaca Jacques.
Ana Paula da Silva Tollmeiner, 34, costumava visitar o endereço, no bairro Atiradores, quando jovem. Neste ano, pôde trazer o filho de 4 anos. A conexão entre as gerações emociona. Ver o filho alegre com as luzes e os olhos vidrados é gratificante.
Para a moradora joinvilense, a reabertura da rua do Papai Noel também traz esperança de que a normalidade retorne após cerca de dois anos de pandemia. “Momentos ruins e dias difíceis, então é algo bom no meio disso”, diz.
O casal Gisele e Thiago Jost, 36 e 38 anos, também voltaram ao endereço depois de anos. O sentimento de nostalgia envolvia o casal, que já havia estado no endereço em outras oportunidades. Agora, desejam que a tradição persiste por muitos anos a mais. “Foi muito bom [o passeio]. É interessante reviver essa tradição, então esperamos que continue”, diz Thiago.
A pequena Laura, 3, filha do casal, perdeu um pouco o fôlego para subir o morro da rua do Papai Noel. Ainda assim, o trajeto encantou os olhos e a pequena terminou o passeio com um grande sorriso no rosto.
As visitações à rua do Papai Noel foi aberta nesta sexta-feira, 26. Ao longo da via, 29 imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, estarão decorados.
O local estará aberto à visitação diariamente, das 19h à meia-noite, até o dia 6 de janeiro. Nesses horários, a via estará interditada para o tráfego de veículos.
A Rua do Papai Noel é uma iniciativa dos moradores e comerciantes do local e conta com o apoio da Prefeitura de Joinville.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: