Garuva continua recuperação um ano após passagem de ciclone bomba
Resta construção de 11 casas
Resta construção de 11 casas
Nesta quarta-feira, 30, completa um ano do ciclone bomba que atingiu cidades do Planalto Norte. Garuva foi uma das cidades devastadas pelos ventos de até 178 km/h.
Um ano após a catástrofe, o município mostra sua recuperação. Segundo o prefeito Rodrigo Adriany David, a conquista é resultado da união da população.
Cerca de R$ 8 milhões foram investidos na compra de lonas, telhas e na reconstrução de edificações. Os recursos vieram da prefeitura, além dos governos estadual e federal. No total, foram compradas 56 mil chapas de telha e 400mil metros quadrados de lona para cobrir as residências atingidas.
No que diz respeito à prefeitura, resta ainda a construção de 11 casas, cujo projeto prevê isolamento térmico e capacidade de suportar ventos de até 170 km/h. O recurso para a obra já está nos cofres do município, mas a prefeitura aguarda a licitação, sendo feita pela Defesa Civil estadual.
O município passou sete dias no escuro, até que os postes fossem reerguidos e a energia elétrica reestabelecida. Cerca de 90% das casas foram danificadas, e 18 mil pessoas tiveram suas residências destelhadas. Somente na agricultura, os prejuízos ultrapassaram 35 milhões de reais.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: