Garuva continua recuperação um ano após passagem de ciclone bomba

Resta construção de 11 casas

Garuva continua recuperação um ano após passagem de ciclone bomba

Resta construção de 11 casas

Redação O Município Joinville

Nesta quarta-feira, 30, completa um ano do ciclone bomba que atingiu cidades do Planalto Norte. Garuva foi uma das cidades devastadas pelos ventos de até 178 km/h.

Um ano após a catástrofe, o município mostra sua recuperação. Segundo o prefeito Rodrigo Adriany David, a conquista é resultado da união da população.

Cerca de R$ 8 milhões foram investidos na compra de lonas, telhas e na reconstrução de edificações. Os recursos vieram da prefeitura, além dos governos estadual e federal. No total, foram compradas 56 mil chapas de telha e 400mil metros quadrados de lona para cobrir as residências atingidas.

No que diz respeito à prefeitura, resta ainda a construção de 11 casas, cujo projeto prevê isolamento térmico e capacidade de suportar ventos de até 170 km/h. O recurso para a obra já está nos cofres do município, mas a prefeitura aguarda a licitação, sendo feita pela Defesa Civil estadual.

Ciclone bomba

O município passou sete dias no escuro, até que os postes fossem reerguidos e a energia elétrica reestabelecida. Cerca de 90% das casas foram danificadas, e 18 mil pessoas tiveram suas residências destelhadas. Somente na agricultura, os prejuízos ultrapassaram 35 milhões de reais.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo