Garuva recebe mais de oito mil telhas da Defesa Civil de Santa Catarina
Pedido foi realizado pela prefeitura, após levantamento de dados
Pedido foi realizado pela prefeitura, após levantamento de dados
A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) entregou 8.800 telhas e 1.100 cumeeiras em Garuva neste sábado, 4. A prefeitura da cidade fez a solicitação de ajuda ao Estado, por conta dos destelhamentos causados pelo ciclone que atingiu o território catarinense na última terça-feira, 30. As telhas, do tipo eternit, serão entregues aos moradores de Garuva, afirmou a prefeitura.
Segundo o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr, é importante que os municípios agilizem o levantamento de informações para que os itens de assistência humanitária sejam encaminhados. “Essa é a prioridade agora, nós temos previsão de chuva para a próxima segunda-feira, 6, e ainda temos diversas residências que precisam de telhas”, conta.
Todos os coordenadores regionais da Defesa Civil estão em campo prestando auxílio para apoiar no levantamento e dar agilidade no atendimento. João Batista explicou que, a partir da chegada da solicitação, os produtos são entregues em até 24 horas.
Ao todo, 17 cidades solicitaram a ajuda da Defesa Civil. Entre os itens entregues estão telhas, cumeeiras, pregos, colchões, kits de higiene pessoal e cestas básicas, conforme a necessidade e pedido de cada município.
Além do destelhamento, Garuva ainda sofre com a falta de energia. Cerca de 30 postes caíram com o vendaval causado pelo ciclone. Até sexta-feira, 3, das 7.009 unidades consumidoras, 6.862 estavam sem energia. Neste sábado, 4, são 4.324 casas que continuam na mesma situação.
A Celesc informou que a previsão era retomar a distribuição da eletricidade de forma estruturada até este sábado. Já no domingo, 5, segunda, 6, e terça-feira, 7, ir para as áreas mais isoladas, rural, e também pontos internos das cidades.