Golfinho de espécie rara é encontrado em praia no Norte de SC
Golfinho estava encalhado e não sobreviveu
Golfinho estava encalhado e não sobreviveu
Uma espécie rara de golfinho foi encontrada na praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na sexta-feira, 9. Por mais que tenha sido visto pela primeira vez ainda vivo, ele estava encalhado na faixa de areia e não sobreviveu, morrendo ainda no local.
O golfinho é da espécie baleia-piloto-de-alerta-curta, e foi recolhido pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Essa foi a primeira vez, em ao menos cinco anos que o projeto está ativo, que esta espécie foi vista na região Norte de Santa Catarina.
Quando recolhido, o golfinho foi levado a Univille Universidade, em São Francisco do Sul. Lá, constataram que ele era um macho juvenil, medindo 2,58 metros de comprimento e cerca de 250 kg. Porém, ele apresentava um corpo magro para a espécie, o que demonstrava que estava debilitado.
Além disso, os especialistas encontraram marcas que podem ser de um tubarão-charuto, a presença de um crustáceo parasita em diversas partes do corpo do animal e edema e espuma no pulmão, que pode significar afogamento.
Cabe destacar que, caso alguma pessoa encontre este tipo de animal encalhado na praia, a orientação é que entre em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, pelos telefones 0800-642-3341, ou 47 3471-3816, ou 47 99212-9218 (WhatsApp).