Golpe da recuperação de veículos: criminosos induzem vítimas a pagar para reaver bens roubados; saiba o que fazer
Entenda como se prevenir e como agir caso seja vítima
Entenda como se prevenir e como agir caso seja vítima
A vítima tem o seu veículo (pode ser também um caminhão, trator ou outro bem) furtado ou roubado. Com a expectativa de reaver o bem, ela faz anúncios públicos nas redes sociais ou em portais de notícias na internet, repassando informações detalhadas sobre o veículo que lhe foi subtraído.
Nesse momento entra em cena o golpista, que faz contato com a vítima solicitando o pagamento de uma determinada quantia em dinheiro através de depósito ou transferência bancária, para então devolver o bem ou fornecer informações sobre o seu paradeiro. Depois que o pagamento é efetuado a vítima perde o contato com o golpista e se torna vítima pela segunda vez.
– Independente da circunstância, evite pagar o resgate para reaver o seu
bem.
Se você sabe de alguém que pode estar praticando este golpe, denuncie pelo telefone 181 ou WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.
Caso você tenha sido vítima, procure imediatamente a Polícia Civil. Você também pode registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, acessível em: delegaciavirtual.sc.gov.br.
Conteúdo produzido com a colaboração de informações das Polícias Civis de Santa Catarina, Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.
– Assista agora:
Demolição da antiga Igreja Santa Teresinha, em Brusque, causou espanto na comunidade