Golpe no WhatsApp: criminosos criam perfis falsos para extorquir familiares; saiba o que fazer
Entenda como prevenir e como agir se for vítima
Entenda como prevenir e como agir se for vítima
Os criminosos utilizam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do WhatsApp ou redes sociais. Com um número falso, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos.
Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp. A vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo, pois os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela.
– Ajuste a visualização da imagem da conta do WhatsApp apenas para contatos autorizados;
– Fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros);
– Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes;
Registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: [email protected]. Também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e clicar em “denunciar”.
Avisar familiares e conhecidos, no caso de detectar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe.
Se você sabe de alguém que pode estar praticando este tipo de golpe, denuncie pelo telefone 181 ou WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.
Caso você tenha sido vítima, procure imediatamente a Polícia Civil. Você também pode registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, acessível em: delegaciavirtual.sc.gov.br/.
Conteúdo produzido com a colaboração de informações das Polícias Civis de Santa Catarina, Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização