Golpistas criam site falso semelhante a Página do Participante Enem
Inscrições iniciaram nesta segunda-feira
Um site, criado por golpistas, tem uma interface semelhante à Página do Participante Enem, imitando todas as características do site oficial. O objetivo é que o candidato faça a sua inscrição e pague a taxa de inscrição falsificada, caindo no golpe.
O golpe consiste em imitar o procedimento do site governamental, tendo até uma cópia da assistente virtual do site verdadeiro. O primeiro passo é a solicitação do CPF do candidato e todos os dados pessoais. Como se a inscrição tivesse sido feita com sucesso, a parte final do golpe é a emissão de um boleto falso, que seria a taxa de inscrição no valor de R$ 85.
Saiba como identificar o site falso:
Uma maneira eficaz de identificar o site fraudulento é a URL, que seria o endereço web da página. O site falso não tem um domínio “.gov.br”, que identifica páginas e sites oficiais dos órgãos federais.
Outra forma é observando o chatbot, que seria a assistente virtual que auxilia o usuário na plataforma. A Nanda é a chatbot do Enem desde 2019 e também foi copiada pelo site falso. A principal diferença é a forma que as mensagens da Nanda aparecem na tela da Página do Participante.
Conheça a prova
As inscrições para o Enem 2024 devem ser feitos através do site oficial e governamental do INEP até o dia 7 de junho às 23h59, no horário de Brasília. A prova do Enem de 2024 acontece entre os dias 3 e 10 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal com 5 horas e 30 minutos de duração.
O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 12 de junho, para quem não conseguiu a isenção. A compensação bancária apenas acontece após três dias úteis depois do pagamento da taxa.
Leia também:
1. Arquiteta é eleita a primeira mulher presidente do Sinduscon Joinville
2. Instituto Festival de Dança de Joinville é único inscrito em novo edital para gestão do Centreventos Cau Hansen
3. Prazo para entrega da declaração do imposto de renda se encerra nesta sexta-feira
4. Criança de 2 anos morre após ser atropelada por trator no Planalto Norte
5. Santa Catarina cria protocolo para cumprimento de lei sobre criação e circulação de cães pit bull
Assista agora mesmo!
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: