Governador de SC pede que PGE entre com ação contra aumento de passagens intermunicipais
Aumento foi autorizado na semana passada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, informou nas redes sociais nesta segunda-feira, 18, que solicitou à Procuradoria Geral do Estado (PGE-SC) que entre com uma ação na Justiça contra o aumento das passagens de ônibus intermunicipais.
O aumento do valor cobrado nas viagens foi autorizado no início de julho pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Os reajustes variam entre 11% e 17%.
As empresas de transporte intermunicipais não tinham reajuste desde 2019. Nos contratos de concessão estão previstos reajustes anuais e extraordinários, como é o caso deste último aumento, afirma o presidente da Aresc, João Carlos Grando.
Segundo a Agência Reguladora, o valor do diesel utilizado pelos transportes está entre os principais motivos do aumento. Em junho, o combustível aumentou 10% e já está mais caro que a gasolina. Os dissídios coletivos dos trabalhadores também afetaram os preços em Santa Catarina.
Por outro lado, o governador de SC comenta que o imposto sobre combustível foi reduzido para ajudar a combater a inflação. “Todos precisam fazer a sua parte”, comenta Moisés na publicação.
Até a publicação desta matéria, a assessoria de comunicação do governo estadual não havia confirmado envio de notificação à Justiça por parte da PGE-SC.
Leia também:
– Justiça marca data de júri popular contra motorista que matou ciclistas em Joinville
– Casal de idosos morre em acidente com carro de Joinville na BR-277, no Paraná
– Resultado da Trimania: morador do Aventureiro, em Joinville, ganha prêmio principal
– VÍDEO – Grêmio desembarca em hotel para a partida contra o Brusque nesta terça-feira
– Ciclista idosa morre após colidir em caminhão na BR-470, em Gaspar