Governador discute alargamento da Baía da Babitonga com ministro em Brasília

Obra deve ser feita através de parceria público privada com o porto de Itapoá

Governador discute alargamento da Baía da Babitonga com ministro em Brasília

Obra deve ser feita através de parceria público privada com o porto de Itapoá

Redação O Município Joinville

Em reunião em Brasília na segunda-feira, 26, o governador Jorginho Mello (PL) esteve com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), para tratar sobre obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, que dá acesso ao porto de São Francisco do Sul.

A ideia é que seja feita uma parceria público privada (PPP) com o Porto de Itapoá. Silvio Costa Filho escolheu o dia 19 de setembro e confirmou que estará no evento que será realizado em Santa Catarina.

A PPP vai permitir que o porto de São Francisco do Sul receba R$ 300 milhões do porto de Itapoá (que é privado) para realizar obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga.

Gustavo Rotta/Governo de SC

O valor seria uma antecipação de tarifa que Itapoá paga para usar o canal. A obra será custeada pelo Porto Itapoá com desconto nas tarifas portuárias e visa aumentar a profundidade do canal externo para permitir a navegação de embarcações maiores.

“A iniciativa busca garantir a eficiência logística e o crescimento econômico de Santa Catarina, não tenho dúvida que vai servir de exemplo para outros portos”, afirmou o governador após a reunião. Para que a PPP seja formalizada é necessário o aval do ministério. O documento já foi protocolado e o ministro irá assinar em cerimônia em Santa Catarina no dia 19 de setembro.

Modelo inédito

Esse modelo de parceria é inédito no Brasil. “É um processo importante, começamos a negociar isso no ano passado, ainda como secretário de Portos e Aeroportos, é um dinheiro que São Francisco do Sul não tinha em caixa, e é um obra necessária. Itapoá vai dar o valor e vai ficar sem pagar essa tarifa por um período que vai depender da demanda do porto privado”, disse o senador Beto Martins (PL-SC).

“Acredito que será um exemplo para outros Portos. E lembrando que com essa obra, mais navios poderão passar pelo canal, a economia portuária girará ainda mais”, afirmou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.

Detalhes da obra

A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros, além de alargar a curva que acesso aos portos, o que permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento.

Atualmente, o complexo portuário recebe navios com até 330 metros de comprimento, sendo que navios maiores que essas dimensões possuem restrições de navegabilidade, que seriam sanadas com a referia dragagem.

Leia também:
1. Credores alegam descumprimento do plano de recuperação judicial do JEC; clube nega
2. Justiça Federal nega pedido de reintegração de posse no aeroporto de Joinville
3. Com receita bilionária, empresa de Joinville é destaque na Fiesc
4. Polícia e Receita Federal desarticulam rede de comércio ilegal de eletrônicos em Joinville
5. VÍDEO – Motorista morre em colisão na Rodovia do Arroz, em Joinville


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo