X
X

Buscar

Governadora interina promete acelerar obras no Eixo Industrial Norte de Joinville

Daniela também falou sobre a nova nota técnica de Saúde que permite a prescrição de medicação sem realização de exames

Na tarde desta segunda-feira, 9, após reunião com integrantes da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), prefeito Udo Döhler e demais autoridades, a governadora interina do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, disse que “a ideia é acelerar” as obras do elevado da duplicação do Eixo Industrial Norte.

De acordo com Daniela, a infraestrutura é uma das prioridades de seu governo, assim como os desafios imediatos de gerenciamento da pandemia de Covid-19. Para ela, a região representa um “corredor de oportunidades”, fundamental para o escoamento da produção.

“Em termos de futuro, de estrutura do estado, a infraestrutura é prioridade absoluta”, garantiu.

Daniela reforçou a importância das parcerias realizadas em prol do desenvolvimento do estado e assegurou que as obras estão adiantadas e, caso não haja entraves, há possibilidade de serem entregues antes do prazo.

“A ideia é acelerar, realmente, o máximo possível e, de preferência, surpreender com essa entrega”, disse.

Investimentos

As obras de desenvolvimento do Eixo Norte compreendem a duplicação das avenidas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, ao custo de R$ 24,5 milhões.

Também foram citadas no encontro as aberturas do Eixo K e da avenida Almirante Jaceguay, que liga a Hans Dieter Schmidt à Dona Francisca — região por onde trafegam 4% do PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina.

Além disso, o projeto também contempla a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca e a revitalização da rua Edmundo Doubrawa.

Durante a reunião, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD) revelou um estudo do tráfego na região que simulou que o novo equipamento de trânsito proporcionará uma economia de tempo acima de 30% para os veículos que passam no cruzamento da região.

Ao todo, as obras devem custar R$ 180 milhões.

Nova nota técnica de Saúde

Nesta segunda-feira, uma nova nota técnica foi publicada pelo governo que permite que os médicos do estado possam prescrever medicamentos para tratar a Covid-19 sem realização de exames.

No entendimento da governadora Daniela Reinehr, a ideia sempre foi agilizar o tratamento precoce da doença e, com esta nova normativa, que não condiciona à necessidade de exames complementares, o profissional terá mais autonomia para decidir o melhor tratamento.

“Eu entendo que o estado não tem que interferir na forma como o médico irá trabalhar, como o setor de saúde vai trabalhar. Não tem que interferir na conduta do profissional, mas sim dar condições para que ele possa exercer a sua profissão. A função do estado é dar a garantia que a saúde funcione de forma eficiente”, defendeu.

No caso da educação, a governadora lembrou que os municípios têm autoridade para decidir a situação, de acordo com suas atuais circunstâncias.

Além disso, disse que há protocolos que estão sendo seguidos e que os pais podem também decidir se enviam ou não seus filhos às escolas.

“A máxima é observar. Quando for possível avançar, a gente avança, quando for necessário retroagir a gente retroage. Dificilmente vai se voltar à normalidade anterior, mas é preciso aprender a lidar e conviver com as dificuldades e levar a vida o mais normal possível”, finalizou.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar