Governo anuncia ações para melhoria do Porto de São Francisco do Sul
Anúncio foi feito em reunião com investidor e deputado de Joinville
O governador Jorginho Mello (PL) anunciou ações para a melhoria do Porto de São Francisco do Sul em uma reunião com representantes do grupo japonês Marubeni, que foram levados ao governador pelo deputado Sargento Lima (PL).
A retirada de uma rocha que atrapalha a operação de navios no Porto de São Francisco é uma das ações previstas para este ano.
O CEO da empresa no Brasil, José Kfurio, expôs a intenção de investir pesado no porto, mas ressaltou que há obras públicas de estrutura que cabem ao governo.
Além da rocha, citou o estado precário do cais e a quantidade pequena de ship loader (máquinas gigantes que operam no embarque e desembarque de grãos e outros produtos, como minério de ferro).
Sargento Lima reforçou que os problemas começam antes dos caminhões descarregarem: ficam numa fila empoeirada ou coberta de lama. Isso enquanto o porto concorrente de Paranaguá, no Paraná, ofereceria condições melhores.
O grupo é o maior comprador de soja da Fecoagro. Kfurio explicou que pequenos ajustes já seriam suficientes para ampliar o movimento em 50%.
Jorginho Mello disse que, no momento, está sendo feito um raio-x do porto. “Está ruim, abandonado”, afirmou sobre o porto. O governador ainda listou uma série de obras necessárias, e salientou que, além da retirada da rocha, outras ações estão previstas ainda para 2023, como a revisão dos contratos de ship loader.
Jorginho também expôs aos empresários um resumo de como pretende encaminhar os projetos do setor, envolvendo os modais portuário, rodoviário e ferroviário de forma integrada.
Informações: Agência Alesc.
Leia também:
1. Prefeitura de Joinville rescinde contrato de execução da ponte da rua Aubé
2. Identificado homem que morreu após acidente em Joinville
3. Aposta de Joinville acerta a quadra de concurso da Quina
4. VÍDEO – Formação de satélites chama atenção no céu de Joinville e região
5. 19ª Feira do Livro de Joinville anuncia programação
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização