Governo catarinense vai recolher equipamentos de leitos inativos dos hospitais

Materiais são relativos aos cerca de 120 leitos de UTI que estão parados

Governo catarinense vai recolher equipamentos de leitos inativos dos hospitais

Materiais são relativos aos cerca de 120 leitos de UTI que estão parados

Redação O Município Joinville

O secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, disse em audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira, 2 que o governo vai recolher de hospitais equipamentos de combate à Covid-19 relativos a leitos que não foram habilitados pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Acij entrega 30 leitos e novo centro cirúrgico ao Hospital São José de Joinville

Os materiais são relativos aos cerca de 120 leitos de UTI que estão parados por falta de medicamentos e de profissionais de saúde. Outra razão para frear a abertura de leitos é a própria sinalização de que a doença diminuiu no Estado.

“Eu quero avisar aos hospitais e aos senhores que provavelmente esses leitos não serão mais ativados. Já estamos no mês de setembro e o próprio Ministério de Saúde sinaliza que quando não há ativação de leitos nem comprovação de ocupação ou série histórica a esses leitos passam a não fazer sentido dentro da rede de enfrentamento Covid “, disse Ribeiro.

Fábio Queiroz/Agência AL

“Apesar de todo nosso esforço para trazer equipamentos e equipes, alguns hospitais que já receberam equipamentos terão os materiais recolhidos pelo Estado e não mais ficarão à disposição da rede Covid”, complementou.

O Estado praticamento dobrou o número de leitos em meio à pandemia. Antes da doença eram cerca de 800 leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), e agora são 1,5 mil. Atualmente, 487 leitos estão disponíveis em uma taxa de ocupação de 67,8%.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo