X
X

Buscar

Governo do estado sofre ação popular para “destravar” reforma do Ginásio Ivan Rodrigues em Joinville

Ação denuncia abandono do imóvel e pede “destravamento” da ordem de serviço

Com mais de um ano da entrega da ordem de serviço para a reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, o governo de Santa Catarina, responsável pela administração do local, sofre com uma ação popular para “destravar” a licitação. A ação foi ingressada no fim de janeiro deste ano na Vara da Fazenda da Comarca de Joinville pelo advogado e ambientalista Marco Antonio Santos Schettert.

No documento, Schettert diz que no último governo, que teve como líder o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos), houve um avanço no assunto, sendo emitida a ordem de serviço, além também do chamamento à concorrência pública, com escolha de uma empreiteira responsável pela obra.

Ele diz ainda que o prazo para o início das obras foi aberto. Entretanto, alega que por força de decisão do atual governo, isto foi “trancado” sem que houvesse justificativa.

“Infelizmente, o novo governador eleito, de nome Jorginho Mello, ora réu, determinou o trancamento do processo de reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, encontrando-se paralisadas até a presente data, ignorando todos os anseios da população de Joinville, sendo, portanto, a obra postergada, sem que houvesse justificativa para tal”, argumenta.

O advogado também cita que o governador assegurou ao deputado estadual Fernando Krelling (MDB), representante do município, a retomada dos projetos da reforma do ginásio de esportes, em matéria publicada pelo jornal O Município Joinville em setembro do ano passado.

Na ocasião, o parlamentar informou que governador prometeu dar celeridade aos trâmites do projeto de revitalização, licitação e posteriormente as obras.

“Depósito”

Marco Schettert também publicou nas redes sociais em que mostra a situação atual do ginásio Ivan Rodrigues. As imagens também foram enviadas a Justiça na ação. Confira as imagens:

“O Ginásio Ivan Rodrigues, prédio público, do Estado de Santa Catarina, está se deteriorando, em seu interior e entorno se acumulam lixos, sendo atualmente utilizado para depósito”, critica.

Por conta da demora para uma solução, Schettert afirma que, em menos de quatro anos, o valor da reforma passou de R$ 8 milhões para R$ 15 milhões visto o “tamanho o desgaste do prédio, que segue abandonado, tomado pelo mato, com infiltrações comprometendo toda a estrutura, o que tem representado prejuízo de elevada monta ao erário público”.

Ele também diz que por conta desta situação, há no local acúmulo de poças d’agua em seu interior que, ainda de acordo com ele, somado ao calor, forma-se um ambiente propício à proliferação de mosquitos Aedes aegypti.

Em relação a este assunto, à reportagem do jornal O Município Joinville questionou a Prefeitura de Joinville, que informou não ter recebido nenhuma denúncia de foco de dengue no imóvel. Por este motivo, diz que não houve ação da Vigilância Ambiental.

Desta forma, pede, além do “destravamento” da ordem de serviço, que o poder judiciário também responsabilize os envolvidos no processo de reforma do imóvel e que seja apontada o valor do prejuízo causado ao poder público.

“Por tudo que o Ginásio representa na história de Joinville, para a maior cidade do Estado de Santa Catarina, exige do judiciário um posicionamento, um chamamento a responsabilidade de nossas autoridades, daqueles, responsáveis pelo trato com o Patrimônio Público, posto que, o descaso já bateu a porta da ilegalidade há muito tempo, como se observa da legislação pertinente.”

Fesporte se manifesta

Em nota enviada à reportagem do jornal O Município Joinville nesta terça-feira, 20, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) informou que o anteprojeto de reforma do ginásio Ivan Rodrigues já está concluído.

Além disso, diz que nesta semana uma reunião será realizada para a análise do documento e que o novo presidente da Fundação, coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento, também fará uma visita no ginásio na próxima semana.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL – Fesporte

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) informa que o anteprojeto de reforma do ginásio Ivan Rodrigues já está concluído. Ainda nesta semana, uma reunião de trabalho entre a presidência da Fesporte e a equipe técnica da secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade fará a análise do documento. O novo presidente da Fesporte, coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento, também fará uma visita no ginásio na próxima semana. O passo seguinte é realizar o processo de licitação para contratar uma empresa que fará a reforma do ginásio Ivan Rodrigues.

A informação de que a primeira parte do projeto de reforma do imóvel está pronto também foi confirmada pelo deputado Fernando Krelling à reportagem do jornal O Município Joinville.

“Ele será apresentado ao governo do estado nos próximos dias, para que o governo do estado possa colocar algumas posições, se mantém no mesmo estilo, se altera alguma coisa. Para daí darem continuidade”, explica.

O parlamentar diz acreditar que o projeto será concluído até o fim do primeiro semestre e que a ideia após isso é que o governo do estado monte e lance um edital e, futuramente, faça uma licitação de obra.

“Só que não tem como lançar um edital agora enquanto não tiver um projeto. Então o primeiro passo é isso que está ocorrendo que a gente tem cobrando desde lá de trás, que é o projeto tanto arquitetônico quanto executivo, até para mensurar valores. A gente está na expectativa que isso o primeiro semestre termine e daí poder avançar mais”, finaliza.

Leia também:
1. Conheça time de futsal de Joinville que venceu mundial na Espanha
2. Homem que incendiou casa da ex-companheira é preso em Joinville
3. Campeonato Catarinense de Futsal terá novo formato; saiba como vai funcionar
4. Mãe e recém-nascido recebem indenização após erro médico em Joinville
5. Foragido por golpe milionário no Pará é preso em Joinville


Assista agora mesmo!

EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA: