X
X

Buscar

Governo e Prefeitura de Joinville firmam acordo para ampliar Hospital São José e Maternidade Darcy Vargas

Investimento de R$ 23,1 milhões será feito pelo estado

O Hospital Municipal São José e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, devem passar por um processo de ampliação após a assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo de Santa Catarina e a prefeitura da cidade, na terça-feira 16. O acordo viabiliza a compra de um terreno de 17 mil metros quadrados que permitirá a expansão das duas unidades de saúde.

O investimento de R$ 23,1 milhões será feito pelo governo estadual e será usado para a aquisição da área localizada atrás do Hospital São José e ao lado da Maternidade Darcy Vargas. Segundo a prefeitura, o espaço é considerado essencial para aumentar a capacidade de atendimento e planejar a expansão dos serviços hospitalares nos próximos anos.

“Para avançar, é preciso planejamento, organização e coragem. É exatamente esse passo que estamos dando hoje com o apoio do governador. A compra deste terreno nos permite projetar, com segurança, como será o atendimento à saúde na nossa cidade pelas próximas décadas”, explica o prefeito Adriano Silva.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Estudos preliminares da Secretaria de Saúde de Joinville indicam que o Hospital Municipal São José pode ter um aumento de cerca de 60% em sua área física. A proposta inicial prevê a construção de um prédio de 16 pavimentos, o que pode mais do que dobrar o número atual de leitos da unidade.

A Maternidade Darcy Vargas também está incluída nos estudos de ampliação. A ideia é construir um novo edifício com seis andares, interligado ao prédio atual por uma passarela sobre a rua Dr. Plácido Gomes, o que deve permitir a ampliação do atendimento materno-infantil na cidade.

O protocolo foi assinado na sede da Prefeitura de Joinville, com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além de autoridades estaduais e municipais. Segundo a administração municipal, a ampliação das duas unidades é considerada estratégica diante do crescimento populacional de Joinville e da demanda crescente por serviços de saúde de média e alta complexidade.

“Sou um grande parceiro de Joinville e do prefeito Adriano. Trabalhamos juntos porque a saúde tem pressa! Este investimento é um gesto concreto do Governo para reforçar o nosso compromisso com a cidade. Com o terreno garantido, podemos planejar o futuro com muito mais segurança”, declarou Jorginho.


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: