X
X

Buscar

Grupo de dança de Joinville vai se apresentar na Disney pela segunda vez

Grande campeã do Festival de Dança de Joinville vai para a Disney em 2023

Após quatro anos de espera, o Studio Liliana Vieira vai retornar aos palcos da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos, em 2023. Além de performar nos palcos do Disney Springs, os bailarinos serão atração do intervalo de um jogo da NBA, a liga de basquete mais importante do país.

Studio Liliana Vieira na Disney em 2018 | Foto: Liliana Vieira/ Arquivo pessoal

A primeira participação do grupo no Disney Performing Arts foi em 2018, através de um processo seletivo avaliado pelo projeto Bailarinos pelo Mundo e pela própria direção da Disney. Foram 20 bailarinos, além de familiares e professores, que passaram dez dias no mais famoso complexo de parques de diversão do planeta.

Disney Performing Arts

Com o objetivo de promover o intercâmbio cultural estudantil, o Disney Performing Arts promove espetáculos no Disney Springs, um complexo de lojas, restaurantes e atrações dentro do Disney World. São grupos de artistas que podem mostrar performances musicais e de dança para milhares de turistas que visitam os parques todos os anos.

Além de apresentar um espetáculo autoral, os grupos de dança fazem um workshop com artistas e coreógrafos da Disney. Ao fim do dia, os bailarinos têm a oportunidade de aprender uma coreografia da Disney e vivenciar como funcionam as audições para artistas que compõem as atrações dos parques.

Liliana com o pateta | Foto: Liliana Vieira/ Arquivo pessoal

Preparativos

Além de acumular diversos prêmios no Festival de Dança, o grupo do Studio Liliana Vieira pode se orgulhar de ser convidado especial da Disney pela segunda vez. “Ser atração da Disney é para poucos, já que vamos ter essa oportunidade quero fazer bem feito”, confessa orgulhosa a coreógrafa e empresária Liliana Vieira.

Embora a viagem seja em outubro de 2023, os preparativos já começaram. Por ser uma viagem internacional, o planejamento financeiro é parte primordial para os artistas e acompanhantes. Liliana conta que o programa não cobre os custos das passagens, hospedagem, alimentação e entrada nos parques. “A gente busca patrocínio mas ainda não conseguimos. Vamos fazer algumas ações, vender algumas coisas, para otimizar essa busca de recursos.”

Até que seja possível fazer as ações para arrecadar dinheiro, os bailarinos já estão realizando o pagamento parcelado da viagem. Já são 63 pessoas confirmadas, entre bailarinos e acompanhantes. Segundo Liliana, o crescimento na participação é um produto da primeira viagem do grupo. Ela espera conseguir mobilizar 80 pessoas, sendo pelo menos 50 dançarinos.

Studio Liliana Vieira na Disney em 2018 | Foto: Liliana Vieira/ Arquivo pessoal

Apresentação

O padrão dos espetáculos é de 25 minutos. “O palco não pode ficar parado, o espetáculo é contínuo, todo interligado”, conta a coreógrafa. Por isso, participam da apresentação crianças, o grupo júnior e adultos, que se revezam nos holofotes.

Mesmo que a companhia explore diversos tipos de dança, Liliana preza pelas danças populares brasileiras. Assim como aconteceu em 2018, com o espetáculo Pinceladas do Brasil, que saiu do Sul e foi até o Norte do Brasil. Para 2023, ela pensa em talvez fazer uma viagem pelo mundo, “rico em movimento, rico na cultura, rico no figurino. Onde as pessoas consigam remeter ao lugar que estamos apresentando.”

Liliana já começou a estudar, mas a montagem da coreografia fica para mais próximo da data de embarque, em agosto do próximo ano. Até lá, o foco é em recolher recursos financeiros e mobilizar bailarinos.

Além da dança

O programa que organiza a viagem de grupos brasileiros para o Disney Performing Arts é o Bailarinos pelo Mundo. A programação conta com a agenda padrão de workshop, espetáculo e jogo da NBA, mas vai além.

Bailarinas apresentando o espetáculo no intervalo de um jogo da NBA | Foto: Liliana Vieira/ Arquivo pessoal

O pacote conta com visita a quatro parques do Disney World, Universal e Islands of Adventure, Sea World e um tour de compras. Tudo com acompanhamento de guias 24 horas por dia, nos dez dias de viagem.

Para a dona da companhia, a expectativa é alta. Mesmo que a primeira experiência tenha sido ótima, ela quer fazer dessa ainda melhor. “Que a gente tenha nosso momento de troca, de lazer. Como é bom se permitir a brincar, a voltar a viver num mundo de fantasias. É o momento que a gente permite ser apenas nós mesmos.”, deseja com entusiasmo.

Leia também:
Homem é preso após tentar aplicar golpe em banco de Santa Catarina
Homem morre em acidente de trabalho em São Bento do Sul
Homem que perdeu a perna após ser atropelado em rali é indenizado em SC
Tijucas: homem é detido duas vezes após furtar droga de dentro de delegacia; entenda
Homem que matou policial federal em São Paulo é preso em Itapema