Grupo de Joinville é campeão de categoria do 39º Festival de Dança

Outros dois grupos joinvilenses compõem o pódio da mesma categoria

Grupo de Joinville é campeão de categoria do 39º Festival de Dança

Outros dois grupos joinvilenses compõem o pódio da mesma categoria

Redação O Município Joinville

Nesta quinta-feira, 21, as apresentações noturnas continuaram no palco do Centreventos Cau Hansen na segunda noite da Mostra Competitiva do 39º Festival de Dança de Joinville. Três grupos de Joinville dominaram o pódio da categoria Danças Populares Brasileiras Conjunto Júnior.

Os dançarinos jovens e adultos apresentam coreografias de Balé Neoclássico, Danças Populares Brasileiras e Danças Populares Internacionais.

Joinville no pódio

No 1º lugar da categoria Danças Populares Brasileiras Conjunto Júnior ficou o grupo da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos. Os estudantes participam do Programa Dançando na Escola e apresentaram a coreografia “Caboclinhos”. Inspirada em uma das danças folclóricas mais antigas do Brasil, baseada nas tradições indígenas, e que ainda hoje é executada no Carnaval de Pernambuco.

É um momento inigualável para qualquer bailarino que chega ao grande palco do Festival de Joinville, mas para os 27 adolescentes da EM Pedro Ivo Campos trata-se de uma experiência ainda mais singular. Até novembro do ano passado, 20 deles nunca haviam participado de um grupo de dança e, alguns, nem mesmo assistido a um espetáculo ou entrado em um teatro.

“Eu explico a eles que devem se esforçar para mostrar o melhor do que sabem fazer, e que ganhar é apenas uma consequência. Muitos dos alunos que integram o grupo nunca vieram ao Festival como público e é incrível ver os olhos deles brilhando ao chegar e ver toda essa movimentação. É uma experiência transformadora para todos eles”, afirma a professora Elisiane Wigger.

É ela quem, desde 2008, cria as coreografias premiadas e transforma alunos do Ensino Fundamental em campeões. Geralmente, são oito meses para preparação física, criação dos trabalhos e ensaios, já que as aulas só ocorrem no período letivo. Normalmente, alunos veteranos assumiam as posições principais enquanto os mais novos integravam o corpo de baile para adquirir experiência.

Porém, o período de ensino à distância causado pela pandemia, levou a um hiato maior de renovação e, agora, a maioria do grupo é de estreantes. Como a última edição do Festival de Dança de Joinville ocorreu, excepcionalmente, em outubro, a preparação para este ano também foi menor, deixando o desafio de fazer nascer um grupo de dança à altura da Mostra Competitiva ainda maior.

“Muito do que é apresentado é criação coletiva com os alunos, a partir do desenvolvimento deles. Eles precisam estudar a cultura do lugar que estão representando na coreografia e entendê-la para encenar quando estão no palco. Foram as meninas também que pesquisaram a maquiagem, e ainda aprenderam a bordar para fazer o próprio figurino. Tudo isso desenvolve muito o senso de responsabilidade e coletividade dos alunos”, afirma a professora.

Confira todas as vezes que o grupo conquistou o 1º lugar:

  • 2008 – Coreografia “Maracatu”
  • 2009 – Coreografia “Guerreiro”
  • 2010 – Coreografia “Bumba Meu Boi”
  • 2012 – Coreografia “Maracatu”
  • 2013 – Coreografia “Galantes”
  • 2014 – Coreografia “Rei do Congo”
  • 2019 – Coreografia “É a Festa do Boi Bumbá”
  • 2021 – Coreografia “Salve o Maracatu”

As outras duas companhias de Joinville que compuseram o pódio da categoria foram a Movimento Artístico Patricia Dalchau, em 2º lugar, com a coreografia “Na Hora do Buquê”. Em 3º lugar ficou a MM Companhia de Dança, com a coreografia “Bicho Floral, e mãe do mato”.

Os jurados

  • Balé Neoclássico: Eleonora Greca, João Wlamir e Tíndaro Silvano;
  • Danças Populares Brasileiras: Graça Martins, Jesse Cruz e Nildinha Fonseca;
  • Danças Populares Internacionais: Jorge Luiz Zimmer, Liane de Luna e Marco Aurélio.

Confira a lista de vencedores:

Reprodução
Reprodução

Leia também:
Veja vencedores da primeira noite de Mostra Competitiva do 39º Festival de Dança de Joinville
Bailarina ferida em acidente no ano passado volta ao palco do Festival de Dança de Joinville
Instituto Festival de Dança de Joinville lança Jardim da Dança; confira novidade

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo