Grupo é condenado por assassinato e tentativa de homicídio, em Joinville
Crimes foram motivados por desavenças comerciais no tráfico de drogas entre réus e vítimas
Em uma sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Joinville realizada na terça-feira, 2, um grupo foi condenado após três dos quatro réus, entre eles uma mulher, arquitetarem um plano para matar dois irmãos, narcotraficantes com atuação em Joinville. O crime aconteceu em 2008.
Do grupo, dois homens e uma mulher foram acusados por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio com as mesmas qualificadoras e associação criminosa. Eles receberam penas de 31 anos e um mês e 10 dias de reclusão; 22 anos, três meses e 20 dias de reclusão; e 36 anos de prisão, todos em regime fechado.
O quarto réu foi condenado pelo crime de associação criminosa e teve a pena fixada em dois anos de reclusão em regime fechado.
Relembre o caso
De acordo com o inquérito, o grupo praticava diversos crimes em 2008 nos estados do Paraná e Santa Catarina. Na época, um dos acusados era sócio dos irmãos no tráfico de drogas. Os dois se negaram a quitar uma dívida contraída pelo então sócio junto a um fornecedor de droga que estaria cobrando a dívida diretamente da ré.
Segundo apurado no inquérito policial, no dia 10 de outubro de 2008, por volta das 12h30, dirigiram-se ao estabelecimento comercial de uma das vítimas, no bairro Itaum, em um automóvel. Quando chegaram ao local, a ré, acompanhada de dois homens não identificados, entrou no estabelecimento e, quando avistou um dos alvos, disparou diversas vezes em direção à vítima.
Os outros dois indivíduos que estavam com ela também fizeram disparos com uma pistola e com uma escopeta calibre 12, causando a morte do homem. Enquanto o crime era executado, um dos réus aguardou no veículo para dar cobertura aos coautores, auxiliando na fuga. Horas depois do ato criminoso, o acusado que dirigia o automóvel foi abordado por policiais militares.
De acordo com a denúncia, o bando armado não tinha acabado com a sua sede de vingança dos irmãos, tanto que, no dia 7 de novembro de 2008, por volta das 7 horas, foram ao bairro Itaum. Chegando lá, ao avistarem o outro alvo, um dos passageiros do carro desceu do veículo e atirou várias vezes na direção da vítima. A morte só não se consumou pois a vítima recebeu rápido socorro médico.
Consta na denúncia que os crimes foram cometidos mediante paga, pois, para a execução das duas vítimas, os acusados contrataram pessoas, até então não identificadas, remunerando-as, posteriormente, pelos crimes.
Leia também:
1. Schulz, de Joinville, compra empresa do Rio Grande do Sul
2. Mega-Sena 2745: bolão de Joinville acerta a quina e leva prêmio de mais de R$ 45 mil
3. Nova unidade da Casa China será inaugurada em Joinville
4. Nova ponte Albertinho Bornschein, em Joinville, causa mudanças no trânsito
5. VÍDEO – Incêndio atinge morro na avenida Santos Dumont, em Joinville
Assista agora mesmo!
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: