Grupo especializado em resgate aquático é enviado de Joinville para apoio ao Rio Grande do Sul

Grupo deve chegar ao estado vizinho nesta terça-feira

Grupo especializado em resgate aquático é enviado de Joinville para apoio ao Rio Grande do Sul

Grupo deve chegar ao estado vizinho nesta terça-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

Um grupo especializado em resgate aquático do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi enviado nesta segunda-feira, 6, para apoio ao estado do Rio Grande do Sul, que sofre a pior enchente da sua história. São seis pessoas no grupo, sendo uma dela o coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado.

O grupo vai se apresentar ao comando dos Bombeiros Militares, em Porto Alegre e de lá serão direcionados para o atendimento das ocorrências. A estimativa é que a equipe joinvilense chegue ao estado gaúcho na manhã desta terça-feira, 7, e fique no estado vizinho até o próximo sábado, 11. Eles serão hospedados em espaços públicos como escolas, que servem de abrigo para as equipes de resgate.

O principal objetivo, neste momento, é fazer resgates aquáticos. Por esse motivo, além do veículo de apoio, os Bombeiros Voluntários de Joinville estão disponibilizando uma embarcação e equipamentos utilizados nesse trabalho.

Primeira ida ao RS

O coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, participou de uma missão com o grupo Gerar, entre sexta-feira, 3 e domingo, 5, no município gaúcho de Candelária. Na madrugada desta segunda-feira, 6, o grupo em que ele estava retornou para Santa Catarina, após ter concluído a operação.

Em Candelária, um dos resgates com maior dificuldade foi o de uma mulher que tem deficiência física e dificuldade de locomoção. Como ela e o esposo estavam em um local isolado, foi necessário fazer o transporte da mulher, a pé, em uma maca, por aproximadamente 10 quilômetros.

Eles foram levados para a casa de um familiar, onde o acesso para distribuição de alimentos e medicação é possível, neste momento.

O coordenador da Defesa Civil de Joinville, que também atua como bombeiro voluntário, é especialista em resgate aquático, quando é necessário mergulho, e coordenador do Grupo de Resgate Avançado.

Leia também:
1. VÍDEO – Carreta tomba na rua Santa Catarina, em Joinville, e via é bloqueada parcialmente
2. Holding da Opa Bier compra sede do Ipreville e planeja espaço cultural
3. Briga entre irmãos termina em prisão por tráfico de drogas em Joinville
4. Correios de Joinville recebem doações para vítimas da enchente no Rio Grande do Sul
5. Saiba como está o andamento das obras no canal do rio Águas Vermelhas, em Joinville


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo