X
X

Buscar

Guarda Municipal de Joinville terá grupamento para segurança em unidades de ensino

Decisão foi oficializada em portaria da Seprot

A Guarda Municipal instituirá um grupamento escolar para atuar na segurança das unidades de ensino de Joinville. A decisão foi oficializada pela portaria 025/2023, da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) de Joinville.

O grupamento escolar realizará rondas preventivas e ostensivas, ações de resposta rápida e outras atividades para segurança em unidades de ensino. Segundo a portaria, os integrantes do grupamento serão organizados segundo “a filosofia de policiamento comunitário, atuando uniformizados e equipados, e submetendo-se a todas as normas aplicáveis à Guarda Municipal.”

Além disso, o grupamento terá competências como identificar possíveis problemas que geram insegurança nas unidades de ensino e interagir com a gestão escolar em busca de soluções conjuntas. Também contribuirá com vistorias de infraestrutura de segurança orgânica, realizará patrulhamento nos locais de recreação, lazer, convivência e trânsito dos estudantes.

Capacitação do grupamento

O grupamento será capacitado e treinado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CFTA) da Guarda Municipal. A portaria também prevê que, na indisponibilidade de guardas do grupamento escolar para atender as demandas prioritárias, emergentes e urgentes das unidades escolares, qualquer outra guarnição da Guarda Municipal poderá atender a ocorrência.

O grupamento poderá colaborar ou atuar com outros órgãos de segurança pública. As informações necessárias para apuração de fato relacionadas às unidades escolares serão encaminhadas ao Núcleo de Inteligência em Segurança Pública da Seprot.

Leia também:
1. GALERIA – Criminosos fazem buraco na parede e tentam furtar cofre de lotérica em Joinville
2. “Foi uma conquista”: depois de quase 40 anos em Joinville, paranaense alcança sonho de trabalhar na Tupy
3. Homem invade casa, mata filha e genro e é morto no Oeste de Santa Catarina
4. Morre Norberto Cubas da Silva, ex-presidente da Wetzel de Joinville
5. Identificado ciclista de Joinville que morreu após ser atingido por carro


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: