Guilherme Bertani toma posse para segundo mandato como presidente da Acij

Jantar de posse aconteceu nesta segunda-feira, 7, reunindo diversas lideranças políticas e empresariais

Guilherme Bertani toma posse para segundo mandato como presidente da Acij

Jantar de posse aconteceu nesta segunda-feira, 7, reunindo diversas lideranças políticas e empresariais

Lara Donnola

Reeleito, o empresário Guilherme Bertani tomou posse para mais um mandato à frente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) na noite desta segunda-feira, 7, em cerimônia realizada no Joinville Square Garden. O evento reuniu lideranças empresariais, políticas e representantes de diferentes setores da região.

Guilherme é presidente da Docol desde 2016. Graduado em Administração de Empresas pela FGV, com pós-graduação em Finanças pela mesma instituição, possui extensão em Marketing pela UC Berkeley, Advanced Management pela The Wharton School, dentre outros cursos em instituições como London Business School e Harvard.

Paralelo a sua carreira como executivo, Guilherme também é escritor, com três livros publicados. Na Acij, ele atua como um dos vice-presidentes desde 2016 até o ano passado, quando sucedeu a empresária Margi Loyola na presidência da entidade.

Balanço do primeiro mandato

Durante o primeiro mandato à frente da Acij, Guilherme Bertani destacou que a diretoria se surpreendeu positivamente com o impacto das ações implementadas. Um dos principais destaques foi o evento “O Norte encontra o Norte”, que reuniu empresários, representantes de municípios da região e o governo do Estado para discutir alternativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Outro ponto ressaltado por Bertani foi a mobilização em torno da infraestrutura rodoviária. “Conseguimos trazer representantes do Ministério dos Transportes para ver a situação calamitosa que se encontra a BR-101 e a BR-280”, afirma. “Quanto a isso ainda temos bastante trabalho para fazer”, ressalta.

Bruno da Silva

Prioridades para o novo mandato

Para o novo mandato, Bertani afirmou que a Acij seguirá com foco no desenvolvimento dos associados, com atenção especial a temas como inteligência artificial e cibersegurança. A proposta é realizar workshops voltados à preparação das empresas para aproveitarem oportunidades e se protegerem diante dos desafios tecnológicos atuais.

Para o segundo semestre, ele destacou a realização do Prêmio Inovação da Acij, que tem como objetivo reconhecer as empresas mais inovadoras da região e incentivar outras a investir nesse caminho. “Só assim as empresas conseguem gerar mais riqueza, não só pro seu dono, mas para toda a sociedade e também pro trabalho sobre eleições do ano que vem, que vão começar”, comenta.

O empresário também reforçou que a pauta da infraestrutura continua sendo uma prioridade, especialmente no que diz respeito às rodovias BR-280 e BR-101. Na avaliação de Bertani, o governo federal tem deixado de investir em obras essenciais enquanto destina recursos a projetos ineficientes, e destacou que há demandas pendentes há mais de uma década que ainda não foram resolvidas.

Desenvolvimento industrial na região

Em relação ao desenvolvimento da indústria, Bertani avalia que, apesar do cenário nacional de incertezas econômicas, com juros elevados e insegurança jurídica que geram cautela no setor produtivo, segundo ele, a região Norte de Santa Catarina segue promissora. Ele destacou a força dos portos, a tecnologia e a presença de empresas de diversos portes como fatores que impulsionam a atração de novos negócios.

“Por isso a gente não pode ficar parado, temos que buscar alternativas para aproveitar esse bom momento que SC e Joinville tem, para trazer cada vez mais negócios para a região”, finaliza.

Homenagens e posse

No evento, o prefeito Adriano Silva sancionou a lei 708/2025, que regulamenta a área de expansão urbana Sul de Joinville. Com a medida, cerca de 32 quilômetros quadrados da região rural passam a integrar o perímetro urbano, formando o Polo Intermodal Babitonga. A nova legislação permite a implantação de atividades econômicas, como comércio, serviços, indústrias e logística, aproveitando a localização estratégica próxima à BR-101 e municípios vizinhos.

Estiveram presentes no evento o governador Jorginho Mello (PL), o prefeito Adriano Silva (Novo), a senadora Ivete da Silveira (MDB), o senador Esperidião Amin (Progressistas), além de diversos deputados, vereadores e secretários.

Durante o evento, o empresário Ovandi Rosenstock, fundador e diretor-presidente da Schulz, foi homenageado. Ele é sócio benemérito da Acij, e o sexto a receber essa distinção. A Acij tem apenas seis sócios beneméritos: Ovandi Rosenstock, Udo Döhler, José Henrique Carneiro de Loyola, Moacir Thomazi, Baltasar Buschle (in memoriam) e Wittich Freitag (in memoriam).

Ovandi Rosenstock, fundador e diretor-presidente da Schulz | Foto: Bruno da Silva

O evento também marcou a posse da nova diretoria da Acij, além dos membros do Conselho Superior, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho das Entidades Patronais (Consep), Conselho dos Núcleos e dos presidentes dos Núcleos Empresariais.


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo