Hantavirose: menino morre em SC após ser mordido por rato silvestre e pegar doença
Morte foi confirmada no dia 7 de setembro
Morte foi confirmada no dia 7 de setembro
Um menino de 11 anos morreu de hantavirose no município de Urubici, na Serra catarinense. Na ocasião, a criança foi mordida por um rato silvestre e a informação foi dada pela Secretaria de Saúde do município na terça-feira, 20.
Segundo informações, a criança morava em uma área rural do município. A morte foi confirmada no dia 7 de setembro, porém, o exame só mostrou o resultado na noite de sexta-feira, 16.
Em entrevista ao G1, o secretário de saúde do município, Diogo Blumer, disse que são monitorados 18 casos suspeitos da doença. Ele também confirma que o número de ratos silvestres na região da Serra catarinense aumentou e que Urubici está em alerta.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) afirmou que, no município da Serra catarinense, houve um aumento na população dos roedores silvestres dos gêneros Akodon e Oligoryzomys, que podem ter o hantavírus.
O órgão informa que a hantavirose é uma síndrome febril aguda e os sintomas iniciais são semelhantes aos de outras doenças febris agudas (como leptospirose e dengue).
Além disso, são marcados por febre, mialgia, dor nas articulações, dor de cabeça, dor lombar e abdominal e sintomas gastrointestinais.
Por isso, não se deve esperar para buscar atendimento médico. Tais sinais podem rapidamente evoluir para comprometimento cardíaco e pulmonar, culminando na morte do paciente. O período de incubação em média é de 14 dias, mas pode levar um mínimo de três e um máximo de 60 dias para os primeiros sinais surgirem.
De acordo com o órgão, a infecção humana ocorre mais frequentemente pela inalação de aerossóis. Eles são formados a partir da urina, das fezes e da saliva de roedores silvestres infectados.
Os roedores silvestres conhecidos como rato da mata e ratinho do arroz, diferenciam-se dos roedores maiores. Estes últimos são encontrados mais frequentemente em ambientes urbanos, como a ratazana e o rato de telhado.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Trio suspeito de integrar grupo que furtava caminhões é preso em Joinville
– Tempo em Joinville: confira previsão para último dia de inverno
– Servidor público é condenado por desviar mais de R$ 60 mil e falsificar documentos em SC
– Petrobras anuncia redução no valor do diesel; novo preço começa nesta terça-feira
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização