Herança de família: conheça pai e filho que trabalham juntos em tradicional barbearia de Joinville

Tião e João Miranda trabalham juntos desde 2017 em barbearia localizada na zona sul da cidade

Herança de família: conheça pai e filho que trabalham juntos em tradicional barbearia de Joinville

Tião e João Miranda trabalham juntos desde 2017 em barbearia localizada na zona sul da cidade

Bernardo Gonçalves

De pai para filho, lado a lado. Essa é a tradição da Barbearia Tião, localizada no bairro Jarivatuba, zona sul de Joinville. O local onde diversos homens já cortaram o cabelo e fizeram a barba nasceu no ano de 1988 e tem como proprietários os barbeiros Sebastião Miranda e João Miranda, pai e filho. Mas a tradição da família e a paixão pela profissão começou muito antes.

Proprietário, Sebastião Virgílio Miranda, o Tião, como é conhecido, cresceu vendo o pai Virgílio Manoel cortar o cabelo no município Dona Emma, no Vale do Itajaí. Com isso, também começou na profissão, aos 20 anos, mas somente nos fins de semana, já que trabalhava na roça.

Quadro com as fotos de Tião e o pai Virgílio em uma das paredes da barbearia. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Após dar o primeiro passo, se mudou para Joinville, em 1977. Porém, não seguiu como cabeleireiro por medo. “Sair do sítio para a cidade grande não é fácil. Fiquei com medo de não dar certo o negócio”, relembra. Com isso, decidiu trabalhar no ramo da indústria, onde permaneceu por nove anos.

Com o dom dos cortes, deixou o chão das fábricas e seguiu para trabalhar com um amigo e o irmão dele, que faleceu tempo depois. A parceria durou dois anos. Já em 1988, com mais tranquilidade, Tião tomou coragem e abriu o próprio negócio. “Na época tinha pouco barbeiro, então não foi algo tão difícil.”

Em outro quadro, fotos de Tião cortando o cabelo de um cliente quando tinha dois anos e outra recente, com 34. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Já com uma clientela fiel, seguiu para o local a barbearia fica atualmente. Ali, entre cabelos no chão, cortes de barbas e muita conversa, cresceu João Vitor Miranda, de 22 anos, filho de Tião.

Inspiração

João sempre estava pela barbearia, mas nem sempre por querer. “Saía da escola e vinha para cá. Às vezes o pai colocava de castigo e tinha que ficar o dia todo”, recorda de uma forma bem humorada. Vaidoso, de certa forma, já que sempre gostou de estar com o cabelo arrumado, diz que gostava do ambiente, mas só conhecia o amigo do pai e o próprio Tião de cabeleireiros. “Por só conhecer eles, dois senhores, achava que era uma profissão só de quando a pessoa fica mais velha”, explica.

Porém, esse pensamento mudou aos 17 anos, quando um amigo de escola iniciou um curso profissionalizante na área e João pensou que também poderia fazer. Com isso, conversou com o pai e teve o aval para realizar o curso. Após isso nunca mais parou.

João Miranda cortando o cabelo de um cliente. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Os primeiros cortes foram dos amigos da minha rua. Chamava lá em casa ou na rua mesmo. Aos poucos foi indo”. Já com mais experiência, começou a trabalhar na barbearia do pai, que é a grande inspiração de João.

“A inspiração eu tenho nele. Sempre tem uns puxões de orelha, mas ele sempre me ajudou nos cortes, principalmente no começo”, conta o jovem. A relação entre pai e filho, independente dos negócios, segue da melhor forma possível.

João e Tião lado a lado, cada um com a sua cadeira utilizada na barbearia. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Futuro

Com orgulho do filho, Tião já tomou atitudes para que o legado, iniciado em 1988, siga adiante. Em junho deste ano passou o contrato do imóvel onde a barbearia funciona para o filho. “Espero que ele continue cultivando essa tradição. Não é algo que te deixa rico, mas dá uma convivência muito boa”, ressalta Tião.

Com a responsabilidade de seguir no mesmo trilho, João diz que pensa em expandir a barbearia, mas sempre com o mesmo nome e tradição. “Se der, com certeza vou passar para os meus filhos”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo