Homem é absolvido por morte de jovem após confusão durante carreata de Natal em Joinville
Caso ocorreu em 2019
Caso ocorreu em 2019
Zildo Pimentel foi absolvido em júri popular realizado na última semana após ser acusado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) de homicídio e tentativa de homicídio em Joinville. Os fatos ocorreram em 25 de dezembro de 2019, durante uma confusão em mercado no bairro Jardim Iririú.
Segundo a denúncia, Anderson Cardoso, de 18 anos, e Geovane da Cunha participavam de uma carreata de Natal quando o grupo decidiu comprar doces no estabelecimento que pertencia ao réu. Após a recusa do proprietário em conceder desconto, iniciou uma discussão entre alguns participantes e funcionários.
O MP-SC sustenta que, em meio ao desentendimento, Zildo, com intenção de matar, efetuou diversos disparos de arma de fogo em direção aos presentes, atingindo Anderson, que morreu, e Geovane, que sobreviveu.
A acusação apontou que os tiros foram disparados em um local com várias pessoas, gerando circunstância de perigo comum. A defesa alegou que o réu agiu em legítima defesa. Segundo a versão apresentada, a confusão começou após insultos e empurrões envolvendo funcionários e clientes.
Zildo teria retirado a arma, que mantinha no caixa para segurança do estabelecimento, ao ver uma funcionária sendo agredida, e afirmou que foi derrubado no chão, pisoteado e agredido por várias pessoas.
Ele disse que disparou para o alto, sem apontar para ninguém especificamente, apenas para dispersar o grupo e evitar que fosse morto. Zildo chegou a ser preso preventivamente por conta de ter fugido de Joinville após o caso.
No júri, após a análise das provas, depoimentos de vítimas, testemunhas e do próprio acusado, o Conselho de Sentença optou pela absolvição.
Leia também:
1. Motociclista que tentou fugir da polícia em Joinville sofreu queda e acabou preso
2. VÍDEO – Carro pega fogo em importante avenida de Joinville
3. VÍDEO – Incêndio atinge residência no bairro João Costa, em Joinville
4. Homem é preso com caminhão furtado e placas adulteradas após perseguição na BR-101, em Joinville
5. JEC Futsal anuncia efetivação de técnico até fim da temporada
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: