Homem é condenado por maltratar gambá no Norte de SC

Ele foi condenado em três meses e 15 dias de detenção

Homem é condenado por maltratar gambá no Norte de SC

Ele foi condenado em três meses e 15 dias de detenção

Redação O Município Joinville

Um homem foi condenado a penas de detenção e multa por maltratar um gambá. A sentença foi proferida pelo juízo da 2ª Vara da comarca de Itapoá, no Norte de Santa Catarina.

De acordo com os autos do processo, o acusado golpeou um gambá com um rodo e, ao avistar a guarnição policial, arremessou o animal em plena via pública. A defesa do homem pediu absolvição por ausência de provas.

Em depoimento, o homem afirmou que não teve intenção de matar o animal, apenas de afastá-lo de sua residência. Entretanto, o juízo reconheceu que a materialidade e a autoria estão evidenciadas pelo termo circunstanciado e também por meio dos depoimentos colhidos em ambas as fases do caso.

Relato

Um dos policiais que atenderam a ocorrência relatou que visualizou o homem na ocasião em que ele maltratava o animal. Ao ser questionado pela atitude, ele informou que o gambá estava no forro de sua residência e que sua movimentação incomodava bastante.

Segundo a Justiça, foi possível constatar que o animal estava bem machucado. O policial acrescentou ainda que a guarnição tentou, sem sucesso, auxílio dos órgãos ambientais para recolher o animal, que perdera os movimentos das patas traseiras e estava com sangue nos globos oculares.

Deste modo, ressaltou a juíza na sentença, que não se ignora que o acusado tenha negado a intenção de maltratar ou mesmo matar o animal, e que ele tenha sustentado que o gambá caiu do forro de sua casa e foi mordido por um cão antes de ser afastado do terreno.

Segundo a magistrada, a versão está isolada nos autos, do processo, sem nenhum elemento de prova que a comprove.

Por conta disso, o homem foi condenado ao cumprimento de três meses e 15 dias de detenção, em regime inicial aberto, mais pagamento de 12 dias-multa. Ele poderá recorrer da sentença em liberdade.

Leia também:
1. Joinville notifica mais dois óbitos por dengue em 2023
2. Após discussão, homem é atingido por tiros no bairro Paranaguamirim, em Joinville
3. VÍDEO – Dupla rende moradores e incendeia ferro velho em Barra Velha
4. Dois passeios ciclísticos acontecem no mês de maio, em Joinville
5. Homem é detido por furto em conveniência de bebidas em Joinville


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo