Arquivo Pessoal
Homem é condenado por matar ciclista para não pagar dívida, em Joinville
Companheira do réu foi absolvida
Um homem foi condenado a 21 anos e quatro meses de prisão pelo assassinato do ciclista Clarindo Schroeder, de 53 anos, em Joinville. O crime ocorreu em 30 de janeiro de 2024, quando a vítima foi baleada enquanto pedalava em uma estrada no bairro Pirabeiraba.
O caso foi julgado na última terça-feira, 9, em sessão que durou cerca de 11 horas no Tribunal do Júri da comarca. O acusado, que já estava preso preventivamente, foi levado ao Fórum pela Polícia Penal e retornou ao presídio após a sentença.
O júri reconheceu que o crime foi cometido por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo as investigações, o homicídio teria sido motivado por uma dívida que o autor do crime e a companheira tinham com o ciclista.
A mulher, apontada como cúmplice, chegou a ser levada a julgamento, mas foi absolvida por clemência, quando os jurados optam por perdoar o réu, mesmo reconhecendo sua participação no fato. Ela deixou o local acompanhada da família.
A acusação foi conduzida pela promotora de Justiça Rachel Urquiza Rodrigues de Medeiros, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Durante o julgamento, ela destacou a frieza do crime e afirmou que a vida da vítima foi tratada “de maneira banal” por quem havia recebido ajuda dela.
A promotora disse ainda que avalia recorrer ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina para tentar reverter a absolvição da ré. “Respeitamos a decisão dos jurados e estamos analisando a situação com toda a cautela que o caso exige”.
Leia também:
1. Festival da Primavera no Hemero entra na reta final com jardins coloridos e atrações para crianças
2. Com mais de mil casos no ano, Joinville faz último mutirão contra a dengue em 2025
3. Últimas casas do Conjunto Cubatão II são entregues e empreendimento é inaugurado em Joinville
4. Detonação de rochas interdita Serra Dona Francisca nesta quinta-feira, em Joinville
5. Ventania provoca mais de 60 ocorrências em Joinville e Defesa Civil mantém alerta para esta quinta-feira
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: